Sesc SP

postado em 27/05/2020

Uma árvore da música brasileira

arvore-musica-brasileira-dest

      


Livro analisa as influências negra e europeia na produção musical nacional, apontando expoentes e conexões de tempos passados aos mais atuais


Fruto de uma longa pesquisa que foge ao caráter acadêmico, o livro Uma árvore da música brasileira nasce da paixão de seus organizadores pelo tema. Partindo da ideia de uma árvore genealógica que cresce e se ramifica, o músico Guga Stroeter e a pesquisadora Elisa Mori analisam as influências negra e europeia na produção musical nacional, trazendo seus principais expoentes e as conexões entre artistas contemporâneos ou entre aqueles que sucederam uns aos outros.

O livro discorre sobre diferentes representações musicais brasileiras, indo desde a modinha, o lundu, o maxixe, o choro, o samba, o baião, o caipira, o sertanejo, a bossa nova, passando por movimentos como a jovem guarda, a tropicália e o mangue beat, até chegar no rock, no hip-hop e na música eletrônica.

Composto por 23 artigos, a publicação apresenta as reflexões de diferentes profissionais da música – como artistas, pesquisadores e produtores musicais – a respeito das impressões e experiências vividas por esses autores em relação ao gênero sobre o qual se propuseram discutir. Temos, assim, “MPB” por Fernando Faro, “Caipira e sertanejo” por Paulo Freire, “Festivais” por Solano Ribeiro, “Música instrumental” por Nelson Ayres e “Tropicália” por Júlio Medaglia, entre outros.

O trabalho é acompanhado por um pôster encartado que reproduz uma árvore e expõe as múltiplas ramificações da música brasileira. O leitor encontrará também uma linha do tempo em que é possível acompanhar a evolução de cada gênero musical. Ambos podem ser visualizados e baixados gratuitamente:

 


Clique na imagem desejada para fazer download

 

Trecho do livro

 

 

Produtos relacionados