Sesc SP

postado em 02/07/2020

#tbt Flip 2019

flip-2019-dest

      


Em 2020, a tradicional festa literária foi adiada, mas isso não significa que você não possa relembrar e viver um pouco do que já aconteceu por lá


O mês de julho é o mais esperado por leitores, autores e editoras de todo o Brasil. É nesse período que tradicionalmente acontece a Flip, o mais importante evento literário do calendário nacional. Em 2020, porém, a festa foi adiada devido a covid-19, mas isso não significa que você não possa relembrar e viver um pouco do que já aconteceu por lá.

Em 2019, pela primeira vez, toda a programação da Casa Edições Sesc foi registrada em vídeo e agora pode ser assistida na íntegra. Foram três dias de intensa programação, com lançamentos, bate-papos e outras atividades inspiradas nos títulos do catálogo. Confira a playlist Flip 2019 - Casa Edições Sesc: 

 

 

DIA|HORA 

 

  

PROGRAMAÇÃO 2019

 

  

LOCAL

 

11/07

11h

 

 

  

Sobre livros e leitura (assistir)

Bate-papo sobre a importância da leitura e de políticas de incentivo à prática de ler. Com Cristiane Tavares, mestre em literatura e crítica literária, e Sandra Medrano, pedagoga, mestre em didática e especialista em livros e literatura para crianças e jovens.
 

  

Casa Edições Sesc

11/07

15h
 

 

 

  

Eça de Queirós: leituras brasileiras e portuguesas (assistir)

Lançamento do livro Ecos do Brasil: Eça de Queirós, leituras brasileiras e portuguesas, obra em que autores brasileiros e portugueses refletem sobre a vertente literária de Eça de Queirós, além de trazer uma antologia de seus textos não ficcionais. Com Benjamin Abdala Jr., organizador da publicação, e as autoras Marli Fantini e Elza Miné.
 

 

  

Casa Edições Sesc

11/07

17h

 

 

  

Dissonâncias do progresso (assistir)

Lançamento do livro Mutações: dissonâncias do progresso, obra que discute os impasses entre o progresso material e a regressão dos valores da política e da organização social. Bate-papo com Adauto Novaes, organizador da obra, e os autores Eugênio Bucci e Guilherme Wisnik.
 

 

  

Casa Edições Sesc

11/07

19h

 

 

  

A arquitetura de Lina Bo Bardi (assistir)

Bate-papo sobre a obra da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. Com os arquitetos Abílio Guerra e Marcelo Ferraz, organizador da Coleção Lina Bo Bardi – seis volumes com desenhos, plantas e fotografias dos mais notáveis projetos de Lina, entre eles o MASP - Museu de Arte de São Paulo e o Sesc Fábrica da Pompeia.

 

  

Casa Edições Sesc

11/07

19h30

 

 

  

Da lama ao caos (assistir)

Lançamento do e-book Da lama ao caos: que som é esse que vem de Pernambuco?, obra que reconstrói a trajetória do álbum seminal lançado há 25 anos por Chico Science & Nação Zumbi. Com José Teles, organizador do livro, e Lauro Lisboa Garcia, organizador da coleção Discos da Música Brasileira, selo das Edições Sesc.
 

  

Sesc Paraty

Unidade Santa Rita (R. Dona Geralda, 15)

12/07

11h

 

 

  

Língua portuguesa e cultura moçambicana (assistir)

Bate-papo sobre a cultura moçambicana. Com o poeta finalista do Prêmio Oceanos de Literatura, Mbate Pedro (Moçambique) e a escritora Isabel Lucas (Portugal). Fruto da parceria com o Sesc, esta atividade integra as políticas de difusão da língua portuguesa, organizada pela Câmara Brasileira do Livro, por meio de sua Comissão para Promoção de Conteúdo em Língua Portuguesa e tem apoio do Prêmio Oceanos de Literatura.

 

  

Casa Edições Sesc

12/07

15h

 

 

  

Prazeres e pecados do sexo na história do Brasil (assistir)

Lançamento do livro Prazeres e pecados do sexo na história do Brasil, obra que reúne documentos históricos, estudos, memórias, romances e anedotas sobre a história da sexualidade no país. Bate papo com o autor Paulo Sérgio do Carmo e Renan Quinalha.

 

  

Casa Edições Sesc

12/07

17h

 

 

  

Patrimônio histórico: memória, negligência e resistência (assistir)

Lançamento do livro Memória da Amnésia: políticas do esquecimento, obra que propõe uma reflexão em torno do direito à memória em contraposição às ações e políticas de apagamento do passado, e ainda discute o patrimônio artístico digital e os dilemas de sua preservação. Bate-papo com a a autora Giselle Beiguelman, Solange Ferraz, diretora do Museu Paulista e Alexander Kellner, diretor do Museu Nacional.

  

Casa Edições Sesc

12/07

19h

 

 

  

Simone de Beauvoir e a questão do feminismo hoje (assistir)

Bate-papo sobre o legado da filósofa, ativista política e ícone do pensamento feminista Simone de Beauvoir. Com a crítica literária Leda Tenório da Motta e a filósofa Izilda Johanson. Encontro marca do lançamento do livro Beauvoir presente, da escritora búlgaro-francesa, Julia Kristeva.

  

Casa Edições Sesc

13/07

11h
 

 

 

  

Democracia Digital (assistir)

Lançamento dos e-books Acesso negado, de Maria Caramez, e Democracia e os códigos invisíveis, de Sérgio Amadeu. O primeiro reconstrói a história da ideia de propriedade intelectual, desde a legislação aprovada em Veneza, em meados do século XV, aos dias atuais. O segundo aborda a relação entre o avanço dos sistemas algorítmicos e o debate democrático, além de investigar o papel dos algoritmos na mediação e modulação da opinião pública. Bate-papo com os autores.
 

  

Casa Edições Sesc

13/07

15h
 

 

 

  

Reflexões sobre o cinema brasileiro (assistir)

Lançamento do livro Ismail Xavier: um pensador do cinema brasileiro, obra em que 12 autores se debruçaram sobre os interesses intelectuais de Ismail Xavier, tais como as conexões que estabeleceu entre cinema e literatura, as teorias que desenvolveu e sua atuação como crítico. Bate-papo com Ismail Xavier e o crítico de cinema José Geraldo Couto.

  

Casa Edições Sesc

13/07

17h
 

 

 

  

Os sertões: história, cinema e literatura (assistir)

Bate-papo aborda as intersecções da obra de Euclides da Cunha na literatura e no cinema, tendo como pano de fundo a obra Os sertões. Com a escritora Isabel Lucas (Portugal) e o cineasta Miguel Gomes (Portugal). Fruto da parceria com o Sesc, esta atividade tem o apoio do Instituto Camões e Prêmio Oceanos de Literatura.
 

  

Casa Edições Sesc

13/07

19h
 

 

 

  

Vozes da MPB (assistir)

Lançamento da edição revista e ampliada do livro Vozes do Brasil: entrevistas reunidas, coletânea que reúne 33 encontros com personalidades da nossa música, conversas que revelam os contextos que propiciaram o surgimento não apenas de canções como também de movimentos e estilos musicais. Bate-papo com a autora Patricia Palumbo e com a cantora e compositora Zélia Duncan.

  

Casa Edições Sesc

Produtos relacionados