Sesc SP

postado em 18/09/2020

Biblioteca Morelli

biblioteca-morelli-banner-principal

      


Com a economia e a política como eixos temáticos, livro reúne citações de centenas de escritores repertoriadas ao longo de 30 anos por José Vicente Morelli
 

Quando se aposentou, nos primeiros anos da década de 1980, conta a família que o advogado José Vicente Morelli assumiu o trabalho para o qual mais dedicou tempo e paixão: formar uma grande biblioteca particular e absorver os saberes das 5.700 publicações presentes no acervo. Por cerca de 30 anos, até o seu falecimento, em 2011, ele passava as madrugadas no escritório, avançando na leitura dos livros – não raramente, abria dois ou três ao mesmo tempo –; depois, ao amanhecer, dormia algumas poucas horas e retomava a tarefa. Sempre com um caderno de cem folhas em mãos, estabeleceu um sistema de organização e anotação do que lia, registrando por escrito os trechos que considerava historicamente relevantes, e organizando-os posteriormente em fichas temáticas. Agora, esse material reunido se torna também um livro. Com o título de Biblioteca Morelli: citações históricas de economia e política (Edições Sesc São Paulo), a publicação apresenta passagens de algumas centenas de autores nacionais e estrangeiros.

Com a maior fidelidade possível, esse livro busca resgatar o trabalho empreendido por José Vicente Morelli durante sua vida, articulando as citações por ele repertoriadas em torno de dois eixos temáticos: economia e política. Esse enfoque conduzirá o leitor por diferentes períodos e sociedades, revelando aspectos centrais, muitas vezes inusitados ou controversos, dos grandes acontecimentos políticos e processos estruturais que marcaram a história da humanidade.

A seleção criteriosa dos textos ficou a cargo de uma equipe de doze historiadores, sendo que a análise do conteúdo foi coordenada pelo Prof. Dr. Júlio Manuel Pires, docente de História Econômica na USP – Ribeirão Preto e na PUC-SP. As citações foram contextualizadas, com a inserção de informações que esclarecem o leitor acerca de personagens, acontecimentos, datas e lugares referidos nos textos.

Assim, como os historiadores Julio Manuel Pires e Laurent de Saes escrevem logo nas primeiras páginas do livro, se o leitor considerar em caráter individual as citações apresentadas, notará que cada uma delas tem vida própria. "Porém, na dinâmica do sistema elaborado por Morelli, na estruturação dos diferentes tópicos e na organização dos textos que se revela o verdadeiro pensamento que presidiu todo o trabalho de pesquisa. É, em última análise, na leitura contínua dos textos que emerge a preocupação central de um apaixonado estudioso da história, a busca por um sentido, verdadeiro motor da construção do conhecimento."

 


Trecho do livro

Produtos relacionados