Sesc SP

postado em 13/06/2013

Raul de Souza recebe prêmio de melhor solista

Raul de Souza recebe prêmio de melhor solista/Foto: Divulgação
Raul de Souza recebe prêmio de melhor solista/Foto: Divulgação

“Depois de 60 anos consegui receber este prêmio” comemora Raul de Souza ao atender o telefone. E foi assim que cada frase desta breve entrevista acabou pontuada por uma boa risada.

Prêmio da Música Brasileira
Lançado em 1987, o Prêmio da Música Brasileira celebra artistas novos e consagrados, além de, a cada ano, promover uma homenagem. Desta vez, o homenageado foi Tom Jobim. E o nosso premiado foi o trombonista Raul de Souza, como melhor solista.

Competindo com Paulo Moura e Yamandú Costa, Raul de Souza se disse surpreso quando soube da indicação: “José Maurício Machline (idealizador do prêmio) me ligou avisando da indicação. E eu quis saber de onde veio, se foi o CD (Voilà) ou o DVD (O Universo Musical de Raul de Souza - ambos produzidos pelo Selo Sesc), os dois estão maravilhosos, o trabalho foi ótimo”.

Sobre o amigo Paulo Moura, Raul conta que ele foi “alguém com quem me comuniquei musicalmente”. Os dois se conheceram em São Paulo, em 1956, num festival de jazz e a boa amizade seguiu até 2010, ano de falecimento do clarinetista.

Antes de subir ao palco do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o trombonista tinha a sensação de saber que ganharia, ainda sem ter a confirmação: “senti uma energia positiva. Imaginava o seguinte: pelo que sou, pelo que fiz, no início da música brasileira nos anos 50, quando fui embora do Brasil para os Estados Unidos com o trombone na mão e cem dólares no bolso. Hoje receber o prêmio é fruto disso. Eu mereci, pelo valor musical, artístico, pessoal. Foi um presente.”

 

Conheça mais sobre outros projetos do Selo Sesc.

Galeria

Produtos relacionados