Sesc SP

postado em 13/08/2013

CD Ekundayo: o encontro do hip hop com jazz

Integrantes do projeto Ekundayo/Foto: Camila Miranda
Integrantes do projeto Ekundayo/Foto: Camila Miranda


A música já provou que jazz e hip hop combinam muito bem. Além desta feliz mistura, o projeto Ekundayo traz o encontro de músicos brasileiros e americanos que deixaram seus hábitos musicais em casa e criaram uma nova linguagem. Juntos.

 

Ekundayo, termo que significa "a alegria que veio da tristeza", é um título apropriado, até mais do que os integrantes desse grupo gostariam.

A história é longa: começou em 2002 quando Rodrigo Brandão, Maurício Takara e Guilherme Granado conheceram o produtor musical americano Scotty Hard. “Ele tem um histórico com cada um de nós” explica Brandão, “e acabou falando que a gente tinha muito a ver com a concepção musical do Mike Ladd",  um artista de hip hop americano que foge dos padrões do gênero. Pouco tempo depois, Mike se encontrou com o músico Rob Mazurek, grande nome da cena de Chicago, parceiro constante de Takara e Granado, e falaram sobre a possibilidade de fazerem alguma coisa juntos. Estava fechado o círculo.

Foi então que, em 2008, Mike Ladd veio ao Brasil para uma experiência musical com o São Paulo Underground de Mazurek, Takara e Granado, acrescido de Rodrigo e Lurdez da Luz (que na época, integrava o Mamelo Sound System com Brandão), em projeto intitulado Colaboratório. A empatia foi natural e instantânea: “na primeira vez que eu encontrei com o Mike não foi ‘prazer, eu sou o Rodrigo’ foi ‘finalmente a gente tá se conhecendo’”.

Em 2009, houve mais uma temporada de shows, graças ao resultado explosivo do primeiro encontro, no qual eles fizeram questão de recriar o clima criativo da estreia, sem aproveitar nada do show anterior e começando as composições do zero, já com a participação do lendário percussionista brasileiro Naná Vasconcelos. Foi então que o grupo sentiu que o projeto estava forte e merecia o registro.

“E como o Scotty é uma pessoa muito importante nesse processo todo, acabou indiretamente inspirando o nome: meses antes do projeto começar a acontecer, ele sofreu um acidente de carro e foi parar numa cadeira de rodas. Quando começou a rolar o disco, foi espontâneo convidá-lo pra fazer parte, e gerou uma alegria inesperada na vida dele, naquele momento tão difícil” explica Rodrigo Brandão.

Os músicos se reuniram em São Paulo para a gravação e Maurício Takara encaminhou o material resultante dessas sessões para Hard finalizar nos Estados Unidos, onde reside: “aí o Scotty fez os arranjos, fez a mixagem, acrescentou alguns teclados, guitarras, contrabaixo em uma faixa ou outra e foi assim que surgiu o disco” conclui Brandão.

Conheça outros projetos do Selo Sesc.

Assista aos bastidores da gravação do CD Ekundayo:

Produtos relacionados