Sesc SP

postado em 02/10/2017

Meu Encontro com Luciano Berio - Jocy de Oliveira

Capa do DVD Meu Encontro com Luciano Bério, de Jocy de Oliveira
Capa do DVD Meu Encontro com Luciano Bério, de Jocy de Oliveira

Jocy de Oliveira lança o DVD "Meu Encontro com Luciano Berio", pelo Selo Sesc. O DVD entrega excertos da ópera multimídia "Berio sem censura", sobre sua convivência e co-criação com um dos maiores nomes da música eletrônica, Luciano Berio. Mas, ninguém melhor que a própria Jocy para explicar o conteúdo de "Meu Encontro com Luciano Berio", no texto que você lê logo abaixo do trailer. No site da Zumbido, uma publicação Selo Sesc, também tem um monte de conteúdos bacanas sobre Jocy de Oliveira e sua obra - se ligue!

 

 

Meu encontro com Luciano Berio de Jocy de Oliveira

Meu encontro com Luciano Berio reúne extratos musicais de minha ópera multimídia “Berio sem censura” gravada ao vivo durante sua estreia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 14 de agosto de 2012 e seguida de três apresentações no Sesc Vila Mariana, em São Paulo. Esta histórica ópera recria o perfil de Luciano Berio durante os períodos que convivi e colaborei com ele nas décadas de 1960/70. Um recorte da vida de um dos “papas” e pioneiros da música eletrônica, assim como um dos maiores compositores do século XX, com pontos de convergência entre a sua obra e a minha que resultam numa nova paisagem sonora construída de segmentos intrincados ao texto e à história. Neste DVD, compilamos alguns segmentos musicais permitidos pelo editor e o cenário da ópera como registro desta impactante montagem.

São resgatados momentos históricos de nossa parceria como a criação do “drama eletrônico” Apague meu spot light – apresentado em estreia mundial nos Theatros Municipais de São Paulo e do Rio de Janeiro, em 1961 (com participação de Fernanda Montenegro, Sergio Britto, Italo Rossi entre outros) representando a primeira apresentação de música eletrônica no Brasil. As vozes marcantes de Fernanda Montenegro e o gargalhar de Sergio Britto ecoam junto a música eletrônica de Luciano Berio com minha parceria.

Um momento de destaque nesse espetáculo presta homenagem à Fernanda Montenegro e a memória de Sergio Britto e Ítalo Rossi com a emocionante participação especial da própria dama do teatro brasileiro comentando a criação de Apague meu spot light como um espetáculo histórico no Brasil.

A Sequenza IV para piano de Luciano Berio foi dedicada e escrita para mim em 1966. Escolhi executar nesta memorável apresentação de “Berio sem censura”, a primeira versão desta peça que somente foi ouvida no dia da estreia mundial. Após a estreia em 1966, Berio escreveu a versão final da obra, hoje a única conhecida.

O roteiro para a ópera multimídia “Berio sem censura” tem início com uma pequena citação do texto de Alessandro Striggio para a “Opera” de Berio que tem a catástrofe como temática. Decidimos manter esta mesma sequencia neste DVD e terminar com sua belíssima canção E vò.

Outras peças foram escolhidas como meu Interlúnio IV – significando a face escura da lua – e que faz parte de uma série camerística de seis peças para soprano, instrumentos e eletroacústica.

Algumas obras são executadas pela Orquestra Sinfônica Brasileira, regida pelo Maestro Roberto Minczuk, outras pelo Ensemble Jocy de Oliveira, composto de 9 brilhantes instrumentistas solistas e a soprano – Gabriela Geluda (representando na ópera a figura carismática da primeira mulher do compositor, Cathy Berberian, que revolucionou a interpretação vocal contemporânea).

O espetáculo concebido por Jocy de Oliveira (que também assina na direção geral) contou com a direção cênica de Jefferson Miranda que também assinou os figurinos. A cenografia é assinada por Cristina Novais e Debora Oelsner Lopes.

O título “Berio sem censura” se reporta a documentos e peças inéditas incluídas nesta apresentação assim como capta a natureza transgressora do espetáculo Apague meu spot light que escapou da censura no período que antecedeu o golpe militar no Brasil.

O título Meu encontro com Luciano Berio foi escolhido para este DVD por tratar-se da compilação de algumas peças musicais extraídas da execução ao vivo da ópera multimídia.

Jocy de Oliveira

Produtos relacionados