Sesc SP

postado em 25/10/2017

Fortuna - Tchiribim Tchiribom

capa fortuna tchiribim

Fortuna traz melodias de várias partes do mundo para brincarem no Brasil! As músicas de Tchiribim Tchiribom foram pesquisadas e selecionadas para conduzir todo mundo numa viagem musical pelo mundo sob a ótica das crianças: do Brasil para Nova Zelândia, China, Itália, Senegal, Egito, Israel, França, México, Mediterrâneo, Japão e Romênia!

E o carnaval da criançada tá garantido! Fortuna aterrisa diretamente no Sesc Pompeia em fevereiro! A turnê de Tchiribim Tchiribom segue em temporada de 17 de fevereiro a 11 de março, sempre aos sábados e domingos, às 12h, no teatro da unidade.

Veja o que Hélio Ziskind tem a dizer sobre o disco e sua participação nele no texto abaixo.

 

tchiribim_tchiribom_fortuna_vinheta

 

Tchiribim Tchiribom muito bom!

Tchiribim Tchiribom é uma coleção de lindas melodias. Melodias que foram criadas no interior de culturas muito diferentes. É um convite que eu e Fortuna fazemos a crianças e adultos: venham cantar essas melodias!

Tchiribim nasceu assim: de uma lista de canções, extraídas de discos de música de outros povos. Algumas vieram da nossa memória de infância. Canções da China, África, Egito, Hungria, Israel... Canções lindas... Em muitas delas nem sabíamos o que diziam as letras. Mas as melodias eram especiais.

Depois, criei a sequência. Como se as canções fossem peças de um jogo, em que a Fortuna sairia do Brasil e viajaria para lugares de onde vieram as melodias. Viajaria de avião, de navio, a pé e de burrico... Fiz um mapa, um roteiro de viagem. E, com as canções assim em sequência fui pensando nas letras. Queríamos cantar todas em português.

Em algumas canções mantive os temas originais, como na canção da China, do Japão. Em outras mudamos completamente, como na Itália, no Senegal...

Numa festa de aniversário, conheci os músicos do Grand Bazaar. Eles tocavam canções ciganas e outras afins. Dava pra sentir o quanto gostavam daquelas melodias. Convidamos o Gran Bazaar para participar do Tchiribim. Criamos os arranjos em conjunto, cada músico cuidando da sua parte, com ensaios para definir o conjunto.

Fomos pro estúdio, gravamos tudo ao vivo. Todo o tempo, esteve conosco aquela mistura de alegria e saúde que a gente encontra nos bebês quando nascem. A força das melodias brotava como se fossem plantinhas saindo da terra em busca do sol.

Tchiribim é uma farra total da imaginação. Liberdade para criar, humor e amor à música. Abre mais a roda, venham cantar com a gente!

 

Hélio Ziskind

 

 

 

1. Abre mais a roda (Brasil)

2. Epo I Tai (Nova Zelândia)

3. Sobre nós um céu sem fim (China)

4. Cesto de Bambu (China)

5. História do Macarrão (Itália)

6. Martinha Bonitinha (Itália)

7. Voar! - Para crianças (Itália)

8. Na Na Iê - Maria Farinha (África)

9. Gan Gan Gan Gan Gai (África)

10. Mariá (África)

11. Senegal (África)

12. Cameloteca (Oriente Médio)

13. Cai a noite (Israel)

14. Tchiribim Tchiribom (Israel)

15. Era uma vez um marinheirinho (França)

16. La Bamba (México)

17. Manacá (Japão)

18. Ô que sopa (Romênia)

Produtos relacionados