Sesc SP

Sessões Selo Sesc postado em 21/05/2018

Sessões Selo Sesc #3: Metá Metá

meta-meta-portal

Gravar tudo numa tacada só, sem a pretensão de ter um disco perfeito, ao sabor do desprendimento, é uma tarefa um pouco árdua a muito músicos quando entram num estúdio.

Que dirá gravar um disco ao vivo? Em meio a um agenda quase diária de shows e viagens. Tudo certo pra dar errado? Ao que parece, não.  Sem muitas delongas, convidamos o Metá Metá, trio paulistano com uma identidade intimamente ligada aos palcos, para entregar mais um fascículo do Sessões Selo Sesc, projeto de gravação de shows ao vivo do Selo Sesc, cuja fonte está na programação das unidades. 

Habituados ao improviso e a liberdade durante suas apresentações, o trio entregou um repertório calcado no seu último disco MM3, gravado também desta forma, em apenas três dias no Red Bull Station, em São Paulo, além de faixas de seus dois primeiros álbuns Metá Metá (2011) e MetaL MetaL (2012). 

 

Metá Metá significa “três ao mesmo tempo” na língua youruba, um idioma secular africano, que hoje é falado por mais de 25 milhões de pessoas no mundo. O trio formado em 2008 por Juçara Marçal (voz), Thiago França (sax) e Kiko Dinucci (guitarra) é considerado um dos grupos mais prestigiados e representativos do cenário musical brasileiro na atualidade. Seu último álbum conta com fortes influências da África do Norte, de países como Marrocos, Etiópia, Niger e Mali, onde os músicos exploram em sua sonoridade muita dinâmica e improvisação, trazendo uma sensação de catarse, êxtase e transe característica das celebrações religiosas.

É comum também, na tradição sincrética das religiões de matriz africana, arranjar-se equivalências entre figuras de um lugar e de outro. Mergulhados num caldeirão de referências trazidas pelas diversas formações de seus músicos, o Metá Metá tanto acena para como ressignifica elementos da polirritmia africana, do jazz e porque não dizer do rock, para celebrar a música em estado de arrebatamento.

E se a música tem essa capacidade, de partir a gente no meio, por que não celebrar com quem faz isso com um pé nas costas? 

Ouça/Compre

Sessões Selo Sesc #3: Metá Metá - Metá Metá

 

Ficha Técnica:
Gravado por Betho Ieesus e Selo Sesc ao vivo no teatro do Sesc Bom Retiro, 11 de março de 2018
Mixado e Masterizado por Renato Coppoli no AudioFreaks! 
Projeto gráfico: Alexandre Amaral
Comunicação e audiovisual: Renan Abreu
Produção executiva: Raul Lorenzeti