Sesc SP

postado em 27/07/2018

Intuitivo - Itiberê Zwarg & Grupo

intuitivo portal-1

 

 

 

Na sua condição de aprendiz, pensando em começar um instrumento e quem sabe dedilhar a guitarra como um rockstar ou mesmo esmerilhar virtuosidade numa bateria, se depara com a questão: é possível intuir música? A resposta é sim, mas tem suas ressalvas. Um exemplo disso é Itiberê Zwarg.

Itiberê Zwarg conserva uma maneira singular de conceber e interpretar a música. Nos seus mais de cinquenta anos de carreira, o compositor e multi-instrumentista apurou seu trabalho, que começou numa família de músicos e ganhou maior vulto quando ele passou a integrar o grupo de Hermeto Pascoal. 

Ao lado do bruxo dos sons, Itiberê entendeu sua obra como música universal, definição do próprio Hermeto para uma música que engloba todos os estilos, valoriza elementos da tradição musical do Brasil e de outras partes do mundo e não se prende às definições de erudito ou popular. 

Ao lado de seu grupo ele lança seu Intuitivo durante o festival Sesc Jazz. Com composições inéditas de Itiberê, o disco é uma mostra do trabalho autoral de um músico responsável pela renovação da música instrumental brasileira. O nome do álbum traduz sua maneira de fazer música, mas também convida o ouvinte a um estado intuitivo de escuta. A turnê de lançamento começa com show no dia 17/8 (Sesc Ribeirão Preto), onde divide o palco com o pianista italiano Stefano Bollani e, finalmente, em duas datas (18 e 19/8) no Sesc Pompeia para coroar o lançamento na capital paulista.

Finalizamos com o texto de Paulo Brandão, baixista e produtor musical, que arremata o encarte.

capa_onerpm

'Adoro este título: "Intuitivo".

Como assim?
Como pode uma música tão rica, tão intensa, com um conteúdo tão vasto, que para quem de direito poderia ser objeto de um profundo estudo acadêmico, ser chamada de intuitiva?

Mas, é na prática aonde a intuição da música de Itiberê se espraia. Digo isso de camarote, porque usufruo de um privilégio quíntuplo. Explico.

Desde 2001 estive com Itiberê Zwarg gravando ou mixando trabalhos da Itiberê Orquestra Família, das Oficinas e do Itiberê Zwarg & Grupo. Já são cinco. Aos que exercem esta atividade dentro de um estúdio é praxe nos tornarmos íntimos de cada nota, cada acorde, cada som executado. Nestes cinco trabalhos que fiz com Itiberê, afirmo que não ouvi uma nota sequer que deixasse de traduzir sua fonte inesgotável de criatividade, força e energia.

Itiberê Zwarg é o criador de sua própria academia, formando, através de suas composições e arranjos, inímeros músicos excepcionais, que desde os primeiros ensaios são incentivados de modo profundo a trabalhar com a matéria prima por excelência da música: a intuição

Presenciei durante estes trabalhos a capacidade de Itiberê em lidar com o coletivo, de tornar fáceis as partes mais difíceis, de fazer brotar confiança na própria intuição de quem dava os primeiros passos.

Itiberê é um mestre, a quem reverencio desde Zabumbê-bum-á (1979), o primeiro lançamento de Hermeto Pascoal & Grupo. Para mim, tornou-se um maravilhoso Sgt. Pepper's instrumental brasileiro que eu não tirava da vitrola. Com a atenção toda voltada para o instrumento, fixei em Itiberê minha lente auricular, e me deleitei com uma energia que, até então, não havia reconhecido em nenhum baixista.

"Intuitivo" é o pentaprivilégio de conviver e aprender com a intuição e a música de Itiberê Zwarg!!'

Produtos relacionados