Sesc SP

Sessões Selo Sesc postado em 22/04/2020

Sessões Selo Sesc #7: João Donato + Projeto Coisa Fina

SSS capa portal

Fôssemos traçar um panorama entre João Donato, Projeto Coisa Fina e o Selo Sesc, no mínimo daria pra dizer que, numa festa, já bebemos do mesmo copo de cerveja. Seja na mesma festa, in loco, ao sabor das circunstâncias que colocaram a trupe na mesma roda ou, na mesma edição da festa em tempos diferentes, afinal, coisa boa deve ser celebrada várias vezes.

O Projeto Coisa Fina, nasceu em dezembro de 2005 (veja só há quase 15 anos), a partir da iniciativa de dois músicos: o saxofonista Daniel Nogueira e o contrabaixista Vinicius Pereira. Em 2001, tiveram seu primeiro contato com a música do maestro Moacir Santos e, desde então, surgiu o desejo de montar uma big band para tocar, dentre outras coisas, a obra do mestre, a qual possui nuances e camadas até agora redescoberta por instrumentistas de diferentes gerações. 

Esse mergulho levou o grupo a ter o desejo de promover outros compositores brasileiros e, ao mesmo tempo, incentivar a produção de novos autores. O primeiro disco Homenagem a Moacir Santos foi considerado um dos melhores trabalhos de resgate da obra do maestro, conforme crítica de Lucas Nobile em matéria de capa do Caderno 2 para O Estado de São Paulo.

Depois de realizar diversas turnês pelo Brasil e pelo mundo, dez anos depois, em 2015, topamos com o Coisa Fina na ocasião de lançamento do seu segundo disco. Juntamos a tropa toda no mítico Estúdio Gargolândia e de lá saimos com um belo retrato da música instrumental brasileira, com composições de ícones essenciais como Jacob do Bandolim, Moacir Santos, Laércio de Freitas, Theo de Barros, Guinga e Mozar Terra; e ainda compositores talentosos da nova geração como Henrique Band. Estava feito e consolidado, música para aprender e passar pra novas gerações nessa tão difícil cena instrumental brasileira.

Corta para o ano seguinte e, em 2016, num papo com o produtor Ronaldo Evangelista, descobrimos que João Donato (que convenhamos, aqui dispensa apresentações) não lançou "oficialmente" um de seus mais emblemáticos discos, "Quem é Quem?" de 1973. Ronaldo se encarregou de explorar o disco todo e fazer o lançamento do álbum, dois anos antes, no Sesc Pinheiros, em 2014. O resultado: a mistura entre Donato, parte dos músicos do Bixiga 70 e Evangelista deu liga e, o incansável lançou um discaço instrumental com o Selo. "Donato Elétrico", no qual Donato volta com tudo aos sintetizadores, teclados, Rhodes e outras parafernálias maravilhosas que pareciam estar por ali desde sempre, somente aguardando uma alma inquieta para dar conta das possibilidades todas. Aliás, caso você queira entender a genialidade de Donato, além dos discos aqui citados nesse parágrafo, dedique-se também a "Lugar Comum", desenhado muito bem neste texto de Leonardo Lichote pra Zumbido.

Pois bem, estamos em 2020 e celebramos a sétima edição do Sessões Selo Sesc da melhor maneira possível, juntando essas duas gerações. Donato, com 85 anos; Coisa Fina, nascido por conta da obra de Moacir, um dos professores de João e que, lá no passado, fora aluno de Hans Joachin Koellreutter e Radamés Gnattali, provando que conhecimento, como dizia Aristóteles, não está no intelecto antes de ter passado pelos sentidos.

 

Ouça "Sessões Selo Sesc #7: João Donato e Projeto Coisa Fina" nas plataformas digitais

 

 

Gravado em 28 de julho de 2019 no Sesc Pinheiros por Audiomobile

Piano Elétrico: João Donato
Piano: Fábio Leandro e Chamis
Trombone Baixo: Adib Santiago
Trombone: Douglas Felicio
Trompete: Diogo Duarte e Rubens Antunes
Sax Barítono: Henrique Band
Sax Tenor: Daniel Nogueira e Walmer Carvalho
Sax Alto: Ivan de Andrade
Guitarra: Marcelo Lemos
Bateria: Mauricio Caetano
Percussão: Matheus Prado
Baixo: Rafael Ferrari

Captação - Audiomobile: André Sangiacomo, Fernando Ferrari e Lucas Silva
Mixado e Masterizado por Renato Copolli no AudioFreaks!
Edição, Mixagem e masterização: Renato Coppoli
Assessoria de Imprensa: Guilherme Zambonini
Produção gráfica: Alexandre Calderero
Imagens/Videos: Renan Abreu e Aylton Lélis (Pelé)
Produção executivo: Raul Lorenzeti

1. Here's JD

2. Urbano

3. Frequência de Onda

4. Espalhado

5. Tartaruga

6. Soneca do Marreco

7. Combustão Espontânea

8. Resort

9. Xaxado de Hércules

10. G8

Produtos relacionados