Os movimentos da dança negra contemporânea

23/06/2020

Compartilhe:

Espetáculo Filhxs — da — P°##@ — T O D A, na nova temporada da série (Foto: Alex Ribeiro)

A série Dança Contemporânea, do SescTV, possui um dos maiores acervos de espetáculos do país, e na nova temporada o programa acrescenta mais treze episódios que trazem a necessidade de refletir e dar visibilidade para as novas perspectivas a respeito das estéticas e poéticas que representam os desejos e fazeres cênicos plurais e negros na contemporaneidade da dança brasileira.

As novas produções gravadas para a série têm curadoria de Gal Martins, artista e pensadora da dança, gestora cultural e cientista social.

Na nova temporada, os espetáculos não apenas continuam com a mesma proposta das edições anteriores, mas se propõem também a uma reflexão sobre os rumos conceituais da dança contemporânea para televisão; a série apresenta trabalhos que evidenciam um panorama artístico múltiplo e que questiona padrões hegemônicos relacionados a noção de corpo negro, processo e estética.

A dança protagoniza uma trama diversa na qual periferias e centros encontram-se, chocam-se e retroalimentam-se, construindo um território que é multifacetado no que diz respeito aos percursos de concepção. Gal Martins propõe as corporalidades plurais nas danças contemporâneas com o intuito de fazer presente, com a devida dignidade, a multiplicidade de vozes que compõem o universo dança em todo o país, os quais contemplem os corpos negros, femininos, periféricos, gordos, LGBTQI+ e tantos outros.

“A poética desse processo de curadora também evidencia os afetos como ferramenta de resistência, afetos que me afetam e irão afetar também todos os espectadores.” complementa Gal Martins.

O SescTV disponibilizou on demand, no dia 18 de junho, os episódios inéditos da série Dança Contemporânea, mesma data em que os episódios começaram a ser exibidos na programação no ar do canal.

Sobre a série

A série é exibida desde maio de 2009, com direção geral de Antonio Carlos Rebesco, e a nova temporada se soma ao importante acervo de dança contemporânea mantido pelo SescTV e disponibilizado ao público em suas diversas plataformas.

A temporada do Dança Contemporânea é composta por 13 programas, com duração de 52 minutos cada, e todos estão disponíveis no site do SescTV, podendo ser assistidos gratuitamente e sem necessidade de cadastro.

Veja abaixo a relação dos programas que integram a nova temporada da série:

Encruzilhada (Fragmento Urbano)
Arquivo negro: Passos largos em caminhos estreitos (Cia. Pé no Mundo)
Noite de solos: Depoimentos para fissurar a pele (Núcleo Djalma Moura) + Corredeira (Nave Gris Cia. Cênica)
Filhxs — da — P°##@ — T O D A (Coletivo Calcâneos)
Herança sagrada: A corte de Oxalá (Balé Folclórico da Bahia)
Cria (Cia. Suave)
Eles fazem dança contemporânea (Leandro Souza)
Anonimato: Orikís aos mitos pessoais desaparecidos (Cia. Treme Terra)
Subterrâneo (Gumboot Dance Brasil)
5 Passos para não cair no abismo (Cia. Urbana de Dança)
Mulheres do Àse (Edileusa Santos)
Sons D’Oeste (Trupe Benkady)
Mensagens de Moçambique (Taanteatro Companhia)

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.