“Paixão³ – Jabaquara x Portuguesa x Santos”: Sesc Santos celebra o amor da cidade ao futebol

19/11/2019

Compartilhe:

Jabuca, Briosa e Peixe: amor caiçara muito além das quatro linhas do campo. Exposição no Sesc Santos, em cartaz a partir de 26 de novembro, revela como a história e a tradição dos três clubes praianos se fundem à identidade santista 

O que caracteriza uma cidade? Quais são as nuances que tornam cada lugar único e especial? O clima, estar mais próximo do mar ou da serra, o sotaque, os vícios de linguagem, o ir e vir de moradores e turistas, por fim, a paixão por algo em comum. A cidade de Santos, maior município e centro econômico do litoral paulista, carrega em suas raízes o sal do mar e amor absoluto pelo futebol. Jabaquara, Portuguesa e Santos. Três clubes que juntos dividem um lugar cativo no coração dos santistas e, nesse espaço, não há disputa e nem rivalidade – ao contrário do que ocorre quando se enfrentam dentro das quatro linhas dos gramados.

Os clubes fazem de Santos a única cidade, fora da rota das capitais, a ter três times de futebol profissionais em atividade. Cada qual com suas características e peculiaridades, seu destaque dentro do cenário esportivo caiçara, sua importância singular que fomenta a paixão pelo futebol e dão a Santos uma atmosfera própria, como se constantemente pairasse no ar um grito de “ola” formado pela brisa do mar.

O futebol não é apenas um esporte que funciona sobre o verde tapete do gramado, ele é o veículo condutor de adrenalina que acelera o coração do torcedor, entrelaça histórias de vida, torna-se herança de família e, claro, é um dos mais eficazes polarizadores de socialização em uma sociedade.

Paixão e rivalidade!

Falar de futebol é falar de rivalidade dentro de campo. As provocações, os embates, os gracejos, as apostas, tudo compõem o cenário clássico que envolta o esporte. Quando Jabaquara, Portuguesa e Santos se enfrentam o duelo é intitulado como “clássico das praias”, e, por 90 minutos, cada torcedor se agarra ao manto sagrado com as cores e o escudo do seu time do coração e só a vitória interessa.

Mas quando falamos em Jabaquara, Portuguesa e Santos a lógica da rivalidade futebolística não segue uma linha reta. Todo torcedor do Peixe tem um carinho e um respeito especial por seus vizinhos-rivais. O mesmo vale para os torcedores da Briosa e do Jabuca, há uma recíproca afetiva que une a tríplice coroa do futebol caiçara.

A equação que se faz é simples: um coração divido por três, ou ainda, uma paixão elevada a terceira potência. Paixão³.

Paixão³ – Jabaquara Portuguesa Santos: a exposição

Muito além da rivalidade, das glórias e dos títulos, a exposição Paixão³ – Jabaquara Portuguesa Santos traz aos visitantes todo um contexto histórico que mostra como a cidade e o futebol estão entrelaçados culturalmente.

Os imigrantes que chegaram em navios ao Porto de Santos e resolveram na cidade ficar, os bairros que foram se formando conforme a cidade crescia e se modernizava. O progresso que fez com que muitos dos numerosos campos de várzea fossem perdendo lugar para construções diversas que, hoje, ajudam a compor o cartão postal de uma cidade que cresceu verticalmente a beira do mar.

O orgulho santista em ver “seus meninos” despontando no futebol e ganhando destaque no Brasil e no mundo. As mudanças que o futebol sofreu ao longo das décadas, os diversos universos dentro do esporte capazes de transformar seu formato, adaptar suas regras e expandir as possibilidades. Tudo isso, sem deixar de lado a tradição do futebol arte, repleto de ritmo, ginga, graça e magia pontos tão presentes e característicos nos embates dos clássicos das praias.

O futebol abraça a todos e pode ser abraçado por todos. Seja para transformar o menino sonhador em um jogador profissional, para reunir a família em um final de semana para, juntos, assistir ao final de um campeonato ou para um encontro despretensioso entre amigos.

A exposição Paixão³ – Jabaquara Portuguesa Santos é um mergulho sobre todas as vertentes do futebol e conta com vários braços que, paralelamente, dão corpo e conteúdo ao todo. Uma programação para fanáticos, interessados ou, simplesmente, curiosos por futebol.

Tecnologia e imersão 

Mergulhando pelo passado de forma imersiva e interativa, a mostra torna o público parte fundamental para o funcionamento de todo o projeto. Ao longo de três meses, dezenas de atividades darão recheio à exposição, envolvendo: arte, cultura, oficinas e esporte. Crianças, jovens, adultos e veteranos do esporte celebrarão o futebol como ponte de socialização e como peça essencial para o desenvolvimento histórico-cultural da cidade de Santos.

Exposição Paixão³ – Jabaquara  Portuguesa  Santos terá seu pontapé inicial no dia 26 de novembro no Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136 – Santos, SP), e o apito final acontecerá no dia 1 de março 2020, sempre de terça a sexta, das 9h às 21h30, ou aos sábados, domingos e feriados das 10h às 18h30. A entrada é grátis. 

Acompanhe também as cerca de 40 atividades paralelas à exposição, envolvendo várias linguagens artísticas, como cinema, música, tecnologias. A programação completa pode ser conferida em sescsp.org.br/paixao3

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.