Informações importantes para participar dos roteiros turísticos do Sesc SP

06/04/2022

Compartilhe:

 

Foto: Julia Parpulov


O Turismo Social do Sesc SP organiza roteiros diversos que estimulam o contato com a história, a natureza e a cultura dos lugares, assim como o diálogo ético e solidário com as populações locais. As ações do programa propõem a todos os envolvidos uma transformação profunda a partir das trocas culturais, saberes e das novas experiências vivenciadas no tempo de lazer dos participantes.

O “turismo de proximidade” ganhou força durante a pandemia de Covid-19, mas o Sesc SP já leva seus viajantes para conhecer destinos próximos de casa há bastante tempo, desde a década de 1990. Como é o caso dos circuitos, que são saídas mais curtinhas, realizadas a pé, e que apresentam as coisas bacanas do local visitado, e dos passeios, um modelo de roteiro onde é possível conhecer a própria cidade ou alguma outra mais próxima, utilizando transporte para o deslocamento, mas com a duração de um dia. Cada cidade possui características que a torna única, seja por seus atrativos, seja por sua gente. Por sua vez, há também as excursões, em que passageiros podem conhecer as belezas e os aspectos históricos, culturais e ambientais do Brasil em viagens de dois ou mais dias.

Vai participar da programação do Turismo Social do Sesc SP? Então, leia atentamente as informações a seguir:

• Todos os roteiros incluem o acompanhamento de guia de turismo credenciado pelo Ministério do Turismo, seguro de acidentes pessoais e, a depender da programação, lanche, refeições e ingressos. Nos passeios e excursões, também está incluído o transporte.

• O seguro de acidentes pessoais incluso oferece cobertura em casos de despesas médico-hospitalares e odontológicas que surgirem em decorrência de acidentes que eventualmente ocorram durante o roteiro, excluindo-se extravio ou perda de bagagem ou outros itens pessoais.

• Atente-se às regras de participação de crianças e adolescentes desacompanhados dos responsáveis em roteiros. Saiba mais aqui.

• O descritivo do roteiro contém informações importantes sobre a programação e necessidades específicas como levar roupas de banho e sapatos adequados para realização de atividades, grau de intensidade nas caminhadas, roteiros de temas sensíveis, etc.

• As condições de acessibilidade dos roteiros, bem como disponibilidade de recursos de acessibilidade, são sempre informadas na divulgação da atividade no portal ou nas redes sociais. Caso tenha interesse em participar, converse com a equipe de atendimento da unidade promotora e tire as dúvidas sobre essas condições.

• As atividades estão sujeitas a alterações, cancelamentos ou remarcações em decorrência de condições climáticas adversas ou de eventuais problemas técnicos.

INSCREVA-SE!

A participação dos viajantes nas atividades do Turismo Social requer inscrição antecipada, o que pode ser feito por meio do portal do Sesc SP e nas Centrais de Atendimento, em forma de pré-inscrição ou inscrição para sorteio. 

Em atividades pagas, a pré-inscrição garante a reserva de vagas, mas depois, dentro do prazo estipulado, o(a) titular desta inscrição deve realizar a confirmação presencialmente na unidade organizadora do roteiro, por meio de pagamento. No caso das inscrições para sorteio de vagas, a divulgação da relação de sorteados será no portal do Sesc, na página da atividade, e os sorteados devem comparecer à unidade organizadora, dentro do prazo estipulado, para confirmação por meio de pagamento das inscrições. Para os roteiros gratuitos, uma vez feita a sua inscrição pelo portal ou Central de Atendimento, a sua vaga está garantida.

No ato da confirmação presencial das inscrições, o(a) passageiro(a) deve levar sua credencial do Sesc, se tiver, além de seus documentos pessoais e de seus acompanhantes (RG e CPF originais ou, no caso de crianças sem RG, a certidão de nascimento também original).

Acompanhe a programação e informe-se sobre as inscrições em sescsp.org.br/turismosocial.

No Termo de Participação proposto pelo Sesc SP para a participação nas atividades do turismo emissivo.

Veja abaixo os critérios de inscrição: 

Em Passeios

– Inscrição individual 
– Inscrição individual + convidado(a)  
Solicitante + 1 vaga sem vínculo familiar, independente da categoria da credencial do(a) convidado(a) 
– Inscrição familiar 
Credencial Plena: titular + dependentes (limitado a 5 dependentes)  
Não credenciado: solicitante + dependentes* (limitado a 5 dependentes) 

Em Excursões

Você tem também a opção de fazer a excursão em companhia de seus familiares. Você poderá incluir até 5 dependentes em sua inscrição, independentemente do tipo de credenciamento que todos tenham. 

De outro modo, caso queira viajar com pessoas fora de seu núcleo familiar, você poderá fazer sua inscrição incluindo os participantes de acordo com o tipo de aposento que reservar. Se a sua inscrição for feita em um apartamento duplo, será possível incluir 1 convidado; já para uma reserva em apartamento triplo, 2 convidados poderão ser incluídos. 

– Inscrição individual
– Inscrição individual + convidados(as) 
Solicitante + número de vaga(s) que preencha o tipo de acomodação escolhida, sem vínculo familiar, independente da categoria da credencial das pessoas convidadas
– Inscrição familiar
Credencial Plena: titular + dependentes (limitado até 5 dependentes) 
Não credenciado: solicitante + dependentes* (limitado até 5 dependentes)

*Para as categorias Credencial Atividades e Não Credenciado deve ser considerada a mesma relação de dependentes da Credencial Plena.

Obs.: Pessoas que viajam sozinhas podem se hospedar em quartos privativos, como podem também compartilhar com outro(a) viajante solo. Neste caso, o Sesc aloca os(as) participantes em aposentos compartilhados (duplo ou triplo), conforme o gênero dos inscritos e, na medida do possível, conforme a faixa etária.

>> Leia aqui tudo o que você precisa saber sobre a Credencial, ou carteirinha, do Sesc.

VALORES E FORMAS DE PAGAMENTO

Descontos e Isenções por faixa etária 
– 0 a 6 anos: gratuito 
– 7 a 12 anos: 50% de desconto 
– a partir de 13 anos: pagamento integral
– Alguns roteiros podem ter alteração nos percentuais de desconto, o que será informado em sua divulgação
– Os valores mencionados são por pessoa e podem ser parcelados
>> Estas faixas de descontos e isenções são válidas para todas as categorias de credenciamento.

Circuitos e Passeios de Um Dia
– Pagamentos à vista: dinheiro, cartões de débito e crédito (à vista)
– Em até 8 vezes mensais e consecutivas, com valores mínimos de R$30,00 (trinta reais) por parcela, somente por meio de cartão de crédito
– Não são aceitos pagamentos em cheques
– São aceitas as bandeiras de cartões de débito e crédito: Mastercard, Visa, Elo, Hipercard, Maestro e Visa Electron

Excursões 
– Pagamentos à vista: dinheiro, cartões de débito e crédito (à vista) 
– Em até 8 vezes mensais e consecutivas, com valores mínimos de R$30,00 (trinta reais) por parcela, somente por meio de boleto ou cartão de crédito 
– Não são aceitos pagamentos em cheques 
– São aceitas as bandeiras de cartões de débito e crédito: Mastercard, Visa, Elo, Hipercard, Maestro e Visa Electron

PREPARE-SE!

Para que sua participação na atividade seja realmente proveitosa, atente-se às informações no roteiro detalhado, entregue no ato da inscrição.

ATENTE-SE!

No dia da atividade, chegue para o embarque, ou ao ponto de encontro definido, com pelo menos 30 minutos de antecedência ao horário de saída.

Em caso de chuva (ou outras condições climáticas adversas) ou de eventuais problemas técnicos que dificultem ou impeçam a adequada realização do roteiro, a atividade poderá ser alterada, cancelada ou remarcada. Fique atento às comunicações do Sesc!

Veja aqui a documentação necessária para participação e saída.

Caso, após feita sua inscrição, tenha qualquer imprevisto e não possa comparecer à atividade, entre em contato com a unidade organizadora para formalizar o pedido de cancelamento e verifique as regras de cancelamento e retenção de valores. 

Nos vemos em breve! Até lá! 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.