Sesc Birigui apresenta exposição de azulejaria Pequenas Pedras Polidas

20/04/2023

Compartilhe:

27 de abril a 6 de agosto de 2023

Uma extensa pesquisa sobre a produção da azulejaria, material visto tanto na arte quanto na arquitetura, como um “saber fazer” tradicional do Brasil, resultou em Pequenas Pedras Polidas. A exposição, a partir do Acervo Sesc de Arte, estabelece diálogos com trabalhos de artistas presentes em outras coleções. 

Com cerca de 50 obras, 28 pertencentes à coleção Sesc de Arte, a exposição, com curadoria de Yuri Quevedo, apresenta artistas identificados com o modernismo e nomes contemporâneos, que refletem principalmente o acervo da casa. Na mostra, os grandes painéis em azulejaria são representados em fotos, enquanto serigrafias, desenhos e estudos indicam modelos para aplicação em grandes superfícies. Há ainda trabalhos em que os artistas utilizam o azulejo como tela; e outros, nas composições de suas pinturas, fotografias e técnicas de impressão.  

Segundo o curador, trata-se de uma coleção que investiga a técnica, e as possibilidades que ela traz para uma relação com outras linguagens – em especial, as questões que ela coloca para o desenho.

O grid modular oferecido pelos azulejos, organiza, amplia e distorce desenhos – constituindo-se num ambiente virtual onde as ideias se expandem ganhando paredes, atestando fenômenos, construindo paisagens, questionando usos e distorcendo convenções“. 

Yuri Quevedo, curador da exposição

Sobre o acervo Sesc de Arte 

O Acervo Sesc de Arte representa um patrimônio cultural da instituição e se constitui como suporte para o trabalho de ação cultural e educativa da linguagem de artes visuais. Suas mais de duas mil e seiscentas obras encontram-se distribuídas nas unidades da capital, litoral e interior do Estado de São Paulo. Preservar e difundir essa coleção corresponde a um de seus múltiplos compromissos com a democratização do acesso à cultura. Esse processo se concretiza pelo estímulo à sensibilidade e à aprendizagem do olhar por meio do contato direto entre público e obra de arte. 

Observa-se no Acervo Sesc de Arte sua existência diversa relacionada a estilos, técnicas e sua constante expansão. Propondo uma experiência de troca, um encontro entre espectador e obra, despertando sensações, curiosidade e envolvimento. Distinguindo-se por sua vocação educativa, o Acervo dialoga com o público, oferecendo interações obra-espaço, incorporando a arquitetura e os recortes curatoriais das atividades programáticas do Sesc. 

As obras ficam expostas de forma permanente nas unidades do regional, por vezes em espaços não convencionais como piscinas, comedorias e ginásios. Podem integrar recortes de exposições temporárias, estabelecendo relações com outras obras e fazendo parte de discussões específicas em cada projeto. 

Visita mediada e agendamento de grupos 

Durante todo o horário de funcionamento da exposição, educadores ficam disponíveis na sala para mediar e orientar o público, aprimorando a experiência da visita. Para grupos, é possível fazer o agendamento prévio que, além da visita mediada, conta com oficinas que abordam as diversas técnicas das obras. São disponibilizados horários de agendamento para os períodos da manhã e da tarde. As solicitações de agendamento devem ser feitas através do e-mail agendamento.birigui@sescsp.org.br


Pequenas Pedras Polidas – Azulejaria no acervo do Sesc e em outras coleções
27 de abril a 6 de agosto
Sesc Birigui – Sala de Múltiplo Uso 3
terça a sexta, 13h às 21h
sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h
Grátis

 

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.