Por quê? Porque…Os porquês…

29/08/2013

Compartilhe:

De 27/agosto a 1/dezembro o Sesc Osasco traz em sua programação a exposição “Porquê? Porque… Os porquês”, que busca trazer a filosofia para o cotidiano e sensibilizar o público infanto-juvenil para essa temática

Além de promover a reflexão sobre a mudança no modo de ver e entender os acontecimentos, por meio do questionamento, demonstrando que a filosofia não é enigmática, mas sim, que ela está presente diariamente nas nossas ações e pensamentos.

O projeto conta com uma ambientação cenográfica dos espaços da Unidade com elementos lúdicos e interativos e pretende despertar nas crianças a curiosidade e o hábito de se questionar, desenvolvendo seu pensamento crítico.

Há ainda uma programação integrada que contempla: oficinas para educadores, escolares, intervenções artísticas, espetáculos artísticos, contação de histórias, encontros formativos e ciclo de palestras. O objetivo é atender educadores, escolares do ensino fundamental e médio, bem como o público frequentador da Unidade e interessados na temática abordada.

Dentre as atividades está previsto um bate-papo filosófico: “E você, de onde vem?”, com a educadora e poetisa Maria Vilani, que compartilhará suas histórias de vida e sua experiência de 30 anos dedicados à palavra. Formada em Filosofia e Pedagogia e com duas pós-graduações, Vilani é também fundadora de vários projetos de incentivo à Cultura no Grajaú, zona sul de São Paulo, dentre eles o MOCAP – Movimento pela Cidadania  Artística e Promoção Social.

A exposição ocupará os seguintes espaços da Unidade

Tenda 1Onde nascem as perguntas?
Vivência dos sentidos e percepções mostram que a pergunta sempre nasce em nós.  Cavernas e rios nos dizem que, mesmo habitando um pontinho azul do Universo, somos capazes de elaborar perguntas grandiosas que querem alcançar o infinito.
Tenda 2O que tem dentro da Mente?
Perguntas e imagens nos fazem questionar como cabem tantos pensamentos dentro da gente.  Como é que entraram em nós? Será que já estavam lá antes?
Deck da CafeteriaPara onde vou agora? 
Na praça há um labirinto para entrar.  Em cata rota escolhida, um filósofo aparece vindo de sua época, como se entrássemos no tempo de cada um.
Área de ConvivênciaO Menino e o Filósofo
No corredor, uma inspiração nos aguarda.  Encontramos dois amigos dialogando: um menino e um filósofo, personagem do livro “O que é a pergunta?”
Gramado e Pista de CaminhadaAs bandeiras, dispostas ao ar livre, nos lembram que é preciso deixar espaço na mente para que ela se abra às novas possibilidades.  Com a mente aberta podemos escrever juntos novas histórias.
Espaço BrincarNa casinha dos porquês, há perguntas por toda parte.

Conheça a programação integrada a exposição

o que:Por quê? Porque… Os Porquês…
quando:de 27/agosto a 1/dezembro
terça a Sexta das 8h30 às 20h30 e Sábados, domingos e feriados, das 11h às 17h
onde:Sesc Osasco

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.