Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Residência Leste - Artistas convidados trabalham na elaboração de um produto artístico em sua linguagem, com todo o processo aberto ao público. saiba mais

larp
Último dia em Antares é o projeto de criação colaborativa de um larp através de uma residência desenvolvida por Luiz Prado. A proposta é abrir o processo de criação do artista e gerar, ao final da residência, um larp desenvolvido em conjunto com o público. Em cada encontro será abordado um aspecto para a criação de um larp, desde discussões teóricas e estéticas até trabalhos práticos de elaboração de enredos, personagens, cenografia e figurino. O público poderá participar de toda a residência ou acompanhar apenas as datas de interesse. Último dia em Antares é a história de uma família de refugiados que vive seus momentos finais num planeta desolado. O projeto busca referências na literatura, no cinema e nas HQs de ficção espacial, no trabalho teatral de Tadeusz Kantor, e no butô de Kazuo Ohno. A partir da pesquisa e da discussão sobre essas referências entre artista e público, o larp será construído ao longo da residência. A intenção é gerar um trabalho que faça dialogar o material levantado com a trajetória do autor e as experiências trazidas pelo público.

Com encontros às quintas e domingo, cada um será focado em um aspecto da construção de um larp:
1) Apresentação O que é larp?; Jogos de apresentação da linguagem; roda de conversa: mundos espaciais e distopias no cinema, na literatura e nas HQs.
2) Explorando mundos espaciais; Exibição de trechos de filmes, livros e HQs; levantamento de material.
3) Criação do enredo atravessado por Tadeusz Kantor; Roda de conversa sobre a obra de Tadeusz Kantor; levantamento de pontos de interesse; esboço textual e visual do enredo do larp.
4) Criação de personagem atravessado por Ohno; Roda de conversa sobre a obra de Kazuo Ohno; levantamento de pontos de interesse; esboço textual e visual dos personagens.
5) Criação de figurinos; Retomada das referências dos encontros anteriores; início da elaboração dos figurinos.
6) Elaboração da cenografia; Retomada das referências dos encontros anteriores; início da criação cenográfica.
7) Desenho de som e luz Pesquisa, criação e escolha de trilhas e efeitos de áudio; experimentação com luz no espaço.
8) Realização do larp para o público.

O que é Larp? Um larp é ao mesmo tempo um jogo de representação de personagens e um tipo de arte participativa. Ele pode até se assemelhar ao teatro ou à performance, mas não é para ser visto: é para ser vivido! Ao jogar um larp, os participantes interagem interpretando papéis em uma história. São personagens que eles mesmos criaram ou receberam para o jogo. No entanto, não há um roteiro ou script. As decisões são tomadas pelos jogadores no desenrolar da história, na base do improviso, enquanto estão brincando de ser essa outra pessoa. Também não há plateia, os jogadores interpretam para si e uns para os outros. Assim, a história é conduzida pelas ações de todos e pode tomar os rumos mais inesperados! Um larp pode ter dois jogadores ou até centenas deles. Pode durar 5 minutos, algumas horas ou semanas inteiras! Há larps para todos os gostos e agendas: pequenos jogos para se divertir no bar com os amigos, propostas experimentais de vanguarda e também acampamentos nerd com zumbis ou cavaleiros. (fonte: Boi Voador). Você pode se reunir casualmente com seus amigos para realizar um larp em sua casa ou participar de um evento num espaço produzido especialmente para o larp, com cenografia, iluminação, figurino e sonoplastia.

Luiz Prado é especialista com larp e realiza suas pesquisas individualmente e junto com os grupo Boi Voador e ONG Confraria das Ideias. Além disso, participa do NpLarp - Núcleo de Pesquisa em Live Action Roleplay e do labLARP. É formado em Direção Teatral na SP Escola de Teatro e Bacharel em Comunicação Social com habilitação em jornalismo na Escola de Comunicações e Artes - ECA - USP.  

Local: Espaço de Tecnologias e Artes 

(Foto: Luiz Prado) 
Tecnologias e Artes

Último dia em Antares Com Luiz Prado L

Essa atividade aconteceu de 04/09/2016 a 25/09/2016
no Sesc Itaquera.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo