Sesc SP

OBESIDADE SITE
Em 1998, a Organização Mundial de Saúde (OMS), declarou a obesidade infantil como sendo uma “epidemia global”. Existe uma grande discussão sobre os motivos reais que predispõem a sociedade à produção excessiva de crianças obesas que avançam pelo século XXI. O excesso de peso é um problema complexo e de múltiplas causas, relacionado a fatores ambientais, genéticos, psicológicos e culturais. O Seminário irá reunir profissionais de diversas áreas, com a proposta de promover um espaço para reflexão, discussão e encontro de saberes.

Auditório. 126 lugares. Inscrições na Central de Atendimento.
Vagas limitadas. Informações pelo telefone (12) 3904.2000 

Programação

Quinta-feira (03/11)

18h | Credenciamento

19h | Cerimônia de abertura 

19h às 20h | Palestra: Panorama atual da Obesidade com Patrícia Constante Jaime

Reflexão sobre o comportamento alimentar mundial, os determinantes do consumo e suas influências sociais, econômicas e políticas

20h às 21h | Exibição do documentário "Muito Além do Peso"
O documentário mergulha no tema da obesidade infantil ao discutir por que 33% das crianças brasileiras pesam mais do que deveriam. As respostas envolvem a indústria, a publicidade, o governo e a sociedade de modo geral.
Dir. Estela Renner - 2012 | 52 min. | DVD 

21h às 21h30 | Bate papo sobre o documentário com Isabela Minelli D'Andrea e Ingrid Sora
Propões o debate sobre os aspectos relacionados ao hábito alimentar pouco saudável, a falta de informação dos pais, a repercussão negativa das propagandas voltada ao público infantil e os depoimentos de especialistas de diversas áreas do conhecimento que participaram do documento.

Sexta-feira (04/11)

19h às 20h | Palestra: Ressignificando a comida e o comer com Sophie Deram
É importante repensar a comida e o comer, desmistificando o conceito de dieta e ressaltando a importância de fazer as pazes com a comida e o corpo. A abordagem tem por finalidade elucidar como o comportamento alimentar saudável pode ser incorporado com leveza no cotidiano.

20h às 21h30 | Mesa redonda: Caminhos para enfrentar a obesidade infantil no Brasil
Com Ana Paula Bortoletto, Cristiane Barra Moura e Rose Crepaldi. Reflexão sobre como as variáveis socioeconômicas influenciam no comportamento do consumo de alimentos, os impactos da obesidade na saúde pública e ações necessárias para constribuir positivamente na prevenção da obesidade infantil.

Sábado (05/11)

10h30 às 11h30 | Palestra: Aspectos psíquicos implicados no ato alimentar e a obesidade infantil como sintoma de nossos tempos.
Com Deborah Francis Patah Roz. Reflexão sobre os sentidos de saciedade e satisfação que contribuem para o aumento epidêmico da obesidade na infância e o impacto da contemporaneidade no estilo de vida.

14h às 16h | Workshop: Descobrindo sabores, construindo histórias. (40 vagas)
Com Aline Rissato e Rachel Machado. As transformações culturais do mundo globalizado nos permitem abreviar o ato de cozinhar e comer em família, o que favorece a formação de hábitos alimentares inadequados desde a infância, que perduram pela vida adulta e contribuem para o aumento de doenças crônico degenerativas. Desta maneira, a atividade tem como propósito provocar a resgate dos preparos culinários e a valorização de opções saudáveis para o dia a dia.
Alimentação

Obesidade Infantil: Um Olhar de Todos 16

Essa atividade aconteceu em 05/11/2016 no Sesc São José dos Campos.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo