Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Destaques de Carnaval - De passistas a puxadores de samba, passando por cortejo afro, desfile de fantasias e personagens andantes cheios de histórias. saiba mais

Filhos de Gandhy Sidney Rocharte 0021
Desde 1949 o mais antigo afoxé de Salvador caminha como em seu cortejo: passos leves, embora marcantes, apontam para uma história de resistência pacífica e representatividade cultural, ao som do tradicional ritmo do ijexá e marcado pela tradição da religião afro-brasileira. A cultura da paz, personificada por Mahatma Gandhi, permeia e impulsiona esta história.
O show especial “Filhos de Gandhy: Do Cais do Porto para o Mundo” reúne 25 componentes e executa ijexás tradicionais da agremiação, além de homenagens, em forma de música, ao “Tapete Branco da Bahia”, como é conhecido o grupo, que costuma perfumar de alfazema as ruas de Salvador durante o carnaval com seus mais de 8 mil associados.
O repertório é todo baseado em canções que têm como base rítmica o ijexá e, em geral, que se relacionam com o próprio grupo. São músicas tradicionais, como "Patuscada de Gandhy", "Filhos de Gandhy Badauê" e "Olha o Gandhy Aê", com uma leitura fiel à sua ancestralidade musical, seguindo com fidelidade as células rítmicas da ancestral sonoridade afro-baiana. Releituras de artistas que fizeram parte da história do cortejo, como "Menino Deus", de Caetano Veloso, "Andar com Fé eu Vou", de Gilberto Gil, e "Ogum Pai", dos Tincoãs, também são apresentadas ao "Estilo Gandhy".  
Originalmente chamado de Candomblé de Rua, o afoxé traz a matriz da religião afro-brasileira como marca. A apresentação tem forte ligação com a ritualística e a tradição do culto afro-baiano, principalmente por conta da música, vinda dos terreiros de candomblé. Para iniciar o show, um cortejo para abrir os caminhos traz os elementos da ritualística do Gandhy e perfuma o espaço com sua alfazema.

Foto: Sidney Rocharte

saiba mais

Música

Filhos de Gandhy Do Cais do Porto para o Mundo L

Essa atividade aconteceu em 12/02/2017 no Sesc Campo Limpo.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo