Sesc SP

MITSP Revolucao em Pixels foto divulgacao
MITSP - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo | Sesc Vila Mariana

Revolução em Pixels
 tem o formato de uma "palestra não acadêmica", onde trata de questionar a forma como usamos ferramentas digitais para documentar e registrar eventos - no caso, o início da Revolução Síria, que Mroué define como os primeiros dias em que os manifestantes estavam desarmados, em contraposição à guerra civil de hoje, em que todos os lados carregam armas.

Quando a revolução começou na Síria, os manifestantes logo perceberam que, como os jornalistas estrangeiros eram proibidos ali, cabia a eles documentar, fotografar e filmar eventos no terreno, para combater a propaganda do regime de Assad. Era um "tiroteio duplo" - civis miravam suas câmeras de celulares nos atiradores do Exército em uma tentativa de registrar e também intimidá-los ao postar suas ações na web.

Para Revolução em Pixels, Rabih Mroué escolheu imagens do YouTube, em seguida fez zooms para examinar características, e quanto mais procurava a identidade da imagem, mais ela se tornava abstrata. No espetáculo, ao lado das filmagens e fotografias apresentadas, Mroué dá uma palestra que investiga as muitas questões que cercam a gravação dos manifestantes sírios de sua própria realidade para o resto do mundo. Em cena, Mroué desempenha o papel de seletor, intérprete e comentarista tentando entender melhor a complexidade do contexto político sírio.

O artista libanês Rabih Mroué, nascido em 1967, reside em Berlim. Como artista, ator e diretor, Mroué é cofundador do Beirut Art Center, editor colaborador do TDR: The Drama Review (NYC) e diretor de teatro na Münchner Kammerspiele (Munique). Ele foi membro do International Research Center - Interweaving Performance Cultures/ Freie Universität - Berlin 2013/2014. Como ator, dramaturgo e artista visual é conhecido por sua sutil desconstrução de imagens. Em seu trabalho, as imagens se tornam narrativas de contradições. Ele as revela ao público, camada a camada, criando reflexos comoventes do nosso mundo, desfocando os limites entre ficção e documentário, entre imaginação e manipulação.

Diretor: Rabih Mroué
Duração: 60 minutos

A peça terá legenda em português.
Não será permitida a entrada após início do espetáculo.
Limitado a quatro ingressos por pessoa.

Teatro

(Foto: Divulgação)

saiba mais

Teatro

Revolução em Pixels Mostra Rabih Mroué 16

Essa atividade aconteceu em 16/03/2017 no Sesc Vila Mariana.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo