Sesc SP

MITSP Cavalgando Nuvens foto divulgacao
MITSP - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo | Sesc Vila Mariana

O ator Yasser Mroué, irmão de Rabih, entra no palco com um andar desigual e usa apenas a mão esquerda para alterar os DVDs para a exibição dos vídeos. Baleado por um atirador na cabeça aos 17 anos, Yasser carrega algumas sequelas da violência, tão comum a tantos outros indivíduos no Líbano. Mesmo tendo superado grande parte de suas deficiências, o que ficou danificado não foi apenas sua capacidade de processar a linguagem, mas também seu reconhecimento de imagens: ele se tornou incapaz de identificar as pessoas nas fotografias, e também relacionar a imagem de uma caneta com uma caneta real, por exemplo. Foi assim que começou a fazer arte: com o encorajamento de seu médico, pôs-se a fazer pequenos vídeos para aprender essa associação, mesclados no palco com o relato de suas memórias - para formar uma imagem subjetiva dos acontecimentos políticos no Líbano.

Cavalgando Nuvens também descreve a frágil construção de uma biografia, que aflora entremeada pela realidade política, pelas memórias, pelos fatos e pela ficção. Para Mroué, esse é sempre o ponto de partida para a autorreflexão artística, que ele, então, transpõe para o teatro.

O artista libanês Rabih Mroué, nascido em 1967, reside em Berlim. Como artista, ator e diretor, Mroué é cofundador do Beirut Art Center, editor colaborador do TDR: The Drama Review (NYC) e diretor de teatro na Münchner Kammerspiele (Munique). Foi membro do International Research Center - Interweaving Performance Cultures/ Freie Universität - Berlin 2013/2014. Como ator, dramaturgo e artista visual é conhecido por sua sutil desconstrução de imagens. Em seu trabalho, as imagens se tornam narrativas de contradições. Ele as revela ao público, camada a camada, criando reflexos comoventes do nosso mundo, desfocando os limites entre ficção e documentário, entre imaginação e manipulação.

Texto e direção: Rabih Mroué
Com: Yasser Mroué
Colaboração: Sarmad Lois
Assistente de Direção: Petra Serhal
Assistente: Janine Baroud
Duração: 65 minutos

A peça terá legenda em português.
Não será permitida a entrada após início do espetáculo.
Limitado a quatro ingressos por pessoa.

Teatro

(Foto: Divulgação)

saiba mais

Teatro

Cavalgando Nuvens Mostra Rabih Mroué 16

Essa atividade aconteceu em 19/03/2017 no Sesc Vila Mariana.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo