Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Lampião e Lancelote e outros Duelos - Série de encontros investigativos que desdobram questões do livro ilustrado Lampião & Lancelote, de Fernando Vilela saiba mais

Neste encontro, Ismail Xavier - critico de cinema, estudioso do Cinema Novo brasileiro - e Fernando Vilela irão debater sobre o tema do cangaço na linguagem do cinema e do livro ilustrado.

Ismail irá mostrar a analisar  trechos de filmes como “Deus e o Diabo na terra do sol” de Glauber Rocha, entre outros e Fernando desenvolverá uma reflexão sobre a pesquisa fotográfica, iconográfica do cangaço brasileiro além de textos e ilustrações do seu livro Lampião e Lancelote e a influência que o cinema teve sobre a sua obra. Também irá compartilhar as realizações de outros autores-ilustradores que exploraram este tema.

Fernando Vilela é artista, autor, ilustrador, educador e curador. Possui graduação em artes plásticas pela Unicamp e mestrado em artes pela ECA-USP. Como artista plástico, desenvolve trabalhos com gravura, desenho, colagem, escultura, instalação e fotografia. Possui obras em importantes coleções: MoMA de Nova York, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo, Pinacoteca do Estado de São Paulo entre outras. Fernando é autor e ilustrador com livros publicados em oito países. Em 2007 recebeu três prêmios Jabuti pela sua obra Lampião e Lancelote (Cosac Naify, 2006) e a Menção Novos Horizontes do Prêmio Internacional Bologna Ragazzi Award entre outros prêmios.

Ismail Xavier é doutor em Letras pela USP e doutor em Cinema Studies - New York University e professor associado aposentado da Universidade de São Paulo.


Local: Espaço de Tecnologias e Artes (3º andar)
Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. Vagas limitadas.

 
(Foto: Ilustração do livro Lampião e Lancelote, Fernando Vilela, Cosac Naify, 2006)
Tecnologias e Artes

Narrativas do Cangaço: no cinema e do livro-ilustrado Com Ismail Xavier e Fernando Vilela L

Essa atividade aconteceu em 03/06/2017 no Sesc Pinheiros.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo