Sesc SP

programacao de computadores ft Pixabay
Computadores fazem parte do cotidiano de todos nós, mas muita gente nem imagina como eles funcionam por dentro. Neste curso os participantes irão aprender como os computadores pensam através de dois eixos de aprendizagem: 
a) Computação sem Computadores - tem como objetivo ensinar de forma lúdica alguns conceitos fundamentais da Ciência da Computação sem o uso da eletrônica, e ajudar a entender como o computador funciona através de jogos e brincadeiras, estimulando o desenvolvimento de habilidades de comunicação, criatividade e resolução de problemas. O eixo é baseado na metodologia CS Unplugged (Computer Science without a Computer - Universidade de Canterbury).
b) Programação Criativa - tem como objetivo promover a familiarização dos participantes com a arte computacional por meio de aulas práticas usando Processing¹ visando estimular a curiosidade, e a reflexão a partir da análise de obras e leituras sobre o assunto. 
Neste módulo os participantes irão aprender o conceito de autômatos de estados finitos² através de um jogo de Caça ao Tesouro; fatores aleatórios e randômicos pelo Sorteio de Cores; correlação numérica em um jogo de colori; e conceitos de movimentação e animação.
O curso é dividido em módulos independentes, mas complementares,com 12 encontros no total, com experiências e temas novos a cada encontro e que compõem um curso com duração total de 36 horas.

Processing
é uma linguagem de programação de código aberto e ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), construído para as artes eletrônicas e comunidades de projetos visuais com o objetivo de ensinar noções básicas de programação de computador em um contexto visual e para servir como base para cadernos eletrônicos. 
Um Autômato finito determinístico é um conceito matemático abstrato, que pode ser implementado através de Hardware e Software para resolver diversos problemas de computação.


Professores
Monica Rizzolli é artista plástica e programadora, participa de exposições e projetos internacionais desde 2008. Atualmente coordena um grupo de estudos no Ateliê 22, tem experiência em educação museológica e atendimento ao público com necessidades especiais. Formou-se em 2005 no Instituto de Artes da UNESP e especializou-se na Kunsthochschule Kassel
(Alemanha) de 2012 a 2014.
Alexandre Villares é arquiteto graduado pela FAU-USP em 2000, professor na Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, desde 2005. Trabalha com ensino de ferramentas de modelagem 3D, fabricação digital, programação com Processing e Arduino para arquitetos, designers, artistas visuais, crianças, jovens e interessados em geral.

Inscrições na Central de Atendimento a partir de 01/04 para Credencial Plena; e a partir de 12/04 para Interessados em geral.

Local: Espaço de Tecnologias e Artes. 
Tecnologias e Artes

Programação de computadores para todas as idades - Módulo II: Cores e Números Com Alexandre Villares e Monica Rizzolli L

Essa atividade aconteceu de 07/05/2017 a 28/05/2017
no Sesc Itaquera.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo