Sesc SP

Foto Joao Caldas Fº 315023press
Espetáculo inspirado numa tradição chamada "coberta da alma", ainda encontrada no Sul do Brasil, por meio da qual, em caso de falecimento, alguém da família ou próximo dela é escolhido para personificar a identidade do falecido, para interpretar a pessoa que morreu. Assim, esse ritual é, no espetáculo, o ponto de partida para uma série de conflitos entre o tradicional e o contemporâneo.

A peça mostra o reencontro entre uma matriarca de rígidos princípios e muito apegada às tradições, que está doente e desenganada, com sua filha, que fugiu de casa há anos e retorna com um noivo - uma mulher andrógina. Com iminência do fim, surgem segredos do passado e inevitáveis confrontos: entre mãe e filha; entre a vida e a morte; o masculino e o feminino; entre a liberdade e a moral repressora. Conflitos que abrem a possibilidade de descobrir qual o ideal de pertencimento de cada um e o que, na experiência humana, pode nos tornar imortais.

Segundo Newton Moreno, “ ‘Coberta da Alma’ surge como meio – dispositivo performático da raiz - proposto para detonar a reflexão. Até onde a tradição e o contemporâneo podem conviver e se retroalimentar? Qual a negociação ainda possível entre os dois?”. “A necessidade de um resgate de ritual para celebrarmos a vida, os nascimentos, as mortes, as aventuras, as desventuras, os encontros e desencontros apareceu na minha frente, como um grito estrangulado e poderoso, tentando resgatar e celebrar os pequenos ritos de nossa vida cotidiana”, complementa Denise Weinberg.
Completam o espetáculo, a trilha sonora – executada ao vivo – de Gregori Slivar, o cenário de André Cortez e o figurino de Leopoldo Pacheco e Carol Badra.

Sobre a Coberta da Alma

De origem açoriana, neste ritual fúnebre – também realizado no sul do Brasil – um ente querido assume a identidade de quem faleceu por um dia inteiro. Usa suas roupas, interpreta seus modos, gestos e gostos, permitindo assim que sua alma se despeça de todos e possa partir em paz.

Ficha Técnica:
Autor: Newton Moreno
Direção: Inez Viana
Direção de Produção: Emerson Mostacco
Elenco: Denise Weinberg - Mãe
Michelle Boesche - Filha
Simone Evaristo - Noivo (ELE/ELA)
Figurinos e Visagismo: Leopoldo Pacheco e Carol Badra
Cenário: André Cortez
Cenotécnico:  Fernando Brettas - ONO-ZONE estúdio
Iluminação: Wagner Pinto
Operador de Luz: Giuliano Caratori
Trilha Sonora: Gregori Slivar
Fotos: Eduardo Petrini
Peruca: Emi Sato
Maquiagem: Sergio Gordin
Produção: Mostacco Produções

Duração: 60 min.

No Teatro Anchieta

saiba mais

Teatro

Imortais Espetáculo traz à tona um conflito regado a tradição da Coberta da Alma 14

Essa atividade aconteceu em 30/07/2017 no Sesc Consolação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo