Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Cameratas - Projeto que visa proporcionar acesso à música erudita em suas diversas formações. saiba mais

1

No segundo concerto da temporada, voltaremos alguns séculos no tempo, para ouvir a voz combinada a instrumentos e sonoridades da era barroca. Quem nos proporciona essa experiência é o grupo Ficta, especializado em música antiga – o que significa que suas interpretações são “historicamente informadas”, ou seja, orientam-se pelo estudo de tratados de época e utilizam cópias de instrumentos antigos.

O Ficta faz um recorte de árias compostas no período barroco por compositores italianos e franceses, cobrindo um século de música cantada. Ária, nesse contexto, pode significar mais do que apenas canções pertencentes a óperas, mas também canções independentes. Ouviremos peças vocais compostas pelo italiano Claudio Monteverdi (considerado o grande divisor de águas entre os períodos da Renascença e do Barroco) e seus patrícios Tarquinio Merula e Biagio Marini, assim como pelos franceses Michel Lambert e Jean-Baptiste Lully. Os estilos específicos da música francesa, de suas airs de cours, seus ornamentos e particularidades, assim como a singularidade das arias italianas, com seus ritornellos, serão abordados com voz, flauta doce, cravo e viola da gamba.

Grupo Ficta
O grupo Ficta foi formado em 2014 pela soprano Ligiana Costa, a flautista Giulia Tettamanti e o cravista Fernando Cardoso, musicólogos das três universidades paulistas (USP, Unicamp e Unesp). Em 2016 somou-se ao grupo a viola da gamba de Gilberto Chacur. A partir de uma experiência prática destes músicos com o repertório madrigalístico, o Ficta apresenta peças da Renascença e do Barroco a partir de um panorama histórico que procura se aproximar de uma interpretação historicamente informada, orientando-se pelo estudo de tratados de época, e cujo intuito é promover uma maior compreensão das obras.

No Teatro.

(Foto: Nathalia Domingos)

 

saiba mais

Música

Grupo Ficta Árias barrocas da Itália e da França 12

Essa atividade aconteceu em 29/04/2018 no Sesc Santo André.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo