Sesc SP

feiraquadrinhos
Pretende movimentar a criação e o mercado de histórias em quadrinhos e livros de humor a partir do interior do estado de São Paulo. Com a participação de editoras especializadas, livrarias e distribuidoras, que montarão estandes, e uma programação complementar recheada de convidados e oficinas, essa primeira edição homenageia o cartunista Maurício de Souza como patrono das bibliotecas escolares. No domingo, dia 24 o desenhista, que marcou diversas gerações com seus personagens, participará de cerimônia de premiação 15º Salãozinho de Humor, no palco externo do teatro Erotides de Campos a partir das 15h  Realização: AHA (Associação dos Amigos do Salão de Humor de Piracicaba), Prefeitura Municipal e Sesc.

O nascimento das histórias em quadrinhos

Rogério Campos, autor de Imageria, uma das mais importantes

coletâneas sobre a história da arte sequencial, aborda sobre a história

secular das narrativas visuais.

Dia 22, sexta, 13h30.

Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Livre.

 

Mulheres e quadrinhos
O encontro analisa os discursos de gênero nas HQs com o objetivo de compreender a presença da mulher como produto e produtora no âmbito dos quadrinhos nacional e internacional, e como os trabalhos contemporâneos promovem um discurso de resistência contra-hegemônico e um olhar crítico e construtivo da mulher na sociedade atual. Com Gabriela Borges e Carolina It, jornalistas.

Dia 22, sexta, 15h30.

Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Livre.

 

Além das Super-heroínas

Reflexão sobre a representação feminina, estereótipos e gênero dentro da história em quadrinhos e os preconceitos existentes.

Com Natália Sierpinski, pesquisadora.

Dia 22, sexta, 17h30.

Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Livre

 

Os quadrinhos no ensino

Nobu Chinen, um dos mais respeitados pesquisadores de quadrinhos e arte sequencial no Brasil, fala sobre a utilização dos quadrinhos como ferramentas didáticas no ensino.

Dia 22, sexta, 10h30.

Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Livre

 

A criança e os quadrinhos

Aborda a relação entre o universo infantil e o processo de fruição da criança durante a leitura de histórias em quadrinhos e destaca a importância do entendimento sobre a curiosidade e recriação pelas crianças na perspectiva de descobrir e explorar a arte presente na linguagem dos quadrinhos. Com Betânia Araújo, professora de arte e doutora em educação pela USP.

Dia 22, sexta, 19h.

Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Livre.

 

Zines na Educação

A palavra zine advém do nome fanzine, uma contração das palavras

inglesas fanatic magazine e significa revista do fã, um produto artesanal

que pode ampliar as possibilidade no ambiente educacional. Com Fabrício Oliveira, professor.

Dia 22, sexta, 20h30.

Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Livre.

 

Lançamento

HQ “Cão”

O quadrinista Breno Ferreira, de Limeira, lança sua HQ baseada na história do lendário pistoleiro Diogo da Rocha Figueira, o Dioguinho, que aterrorizou o sertão paulista na última década do século XIX. Sua ficha corrida lista pelo menos 50 assassinatos, mas alguns de seus crimes mais bárbaros estão registrados apenas no imaginário da população do interior de São Paulo. 

Dia 22, sexta, 20h.

Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Livre.

 

Lançamento

HQ “Martha Watts”

Joceli Lazier, coordenadora do Centro Cultural Martha Watts e Gabriela Tozati, aluna do curso de cinema da Unimep batem um papo sobre a produção da HQ que narra a história da educadora Martha Watts em Piracicaba. Uma produção da Editora Unimep, resultado do projeto Pira em Quadrinhos, desenvolvido em conjunto entre diversos cursos da universidade.

Dia 23, sábado, 19h.

Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Livre.

 

Ciclo de Oficinas

Quadrinhos para quem não sabe (nem quer) desenhar
Destinado àqueles com interesse em colocar suas histórias em quadrinhos para circular sem que precisem desenvolver técnicas rebuscadas de ilustração. Com Márcio Sno, ilustrador e jornalista.
De 22 a 24, sexta a domingo, 14h.

Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Não recomendado para menores de 10 anos.

Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.

Três lápis apontados para o humor - Palestra ilustrada com análise de portfólio
Voltado para a arte de desenhar com conteúdo humorístico e informativo, o encontro faz um panorama da arte da ilustração nas técnicas de caricatura, cartum e charge, além de instigar e estimular o exercício da prática do "pensar" para artistas e não artistas. Nesse sentido, utiliza relatos de fatos jornalísticos e do cotidiano, bem como histórias que motivaram a produção do material artístico. No final, os ilustradores Eduardo Baptistão, Julinho Sertão e Márcio Duarte Lobo propõem análise e troca de informações sobre os portfólios de artistas aspirantes.
Dias 23 e 24, sábado e domingo, 10h. 

Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Não recomendado para menores de 10 anos. Inscrição no local com 30 minutos de  antecedência.

 

Encontro

“Os Filhos do Salão”

Encontro dos artistas da cidade que, estimulados pelo Salão de Humor de Piracicaba, iniciaram-se nas artes gráficas e desenvolveram uma carreira como cartunista, chargista, quadrinista, colorista, designer, entre outros. Um bate-papo para relembrar estímulos e desafios encontrados em trajetórias distintas, todas elas “filhas do salão”.

Dia 24, domingo, 10h30.

Engenho Central (Barracão 9). Grátis. Livre.




Literatura

I Feira de Humor e Quadrinhos de Piracicaba L

Essa atividade aconteceu de 22/09/2017 a 24/09/2017
no Sesc Piracicaba.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo