Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Experimenta! – Comida, Saúde e Cultura - Em outubro, todas as unidades do Sesc convidam o público a experimentar o universo da comida e as suas relações com a saúde e com a cultura saiba mais

Guarana Divulgação
De Outubro à Janeiro, o Sesc Carmo receberá a Exposição Guaraná da Amazônia, que apresentará os apectos relacionados a história do guaraná, mitologias e lendas; a origem e deslocamento geográfico realizado ao longo do tempo; o modo de produção; o homem e a sua relação com o trabalho; seu impacto na economia e na cultura.

O Guaraná é conhecido mundialmente pelo seu alto valor energético - pesquisas apontam que o fruto tem características que ajudam a prolongar a longevidade do ser humano, fato esse comprovado pelos moradores da pequena cidade de Maués, no interior do Amazonas, que possuem uma das melhores taxas de expectativa e qualidade de vida da Amazônia. A cidade, localizada em meio à floresta, é conhecida como "Terra do Guaraná".

De formato curioso, o guaraná lembra um olho, o que aumenta o ar místico em torno de seu cultivo e faz com que seus pioneiros agricultores, os indígenas da etnia Satere Mawe, o vejam como um fruto sagrado. A lenda nos conta que o guaraná surgiu a partir dos olhos de um jovem guerreiro, morto por uma picada de cascavel enviada pelo "gênio do mal". A tribo, então, entrou em desespero e Tupã, o Deus dos índios, orientou que eles retirassem os olhos do jovem guerreiro e plantassem em terra firme: dali surgiria uma nova fonte de vida, que traria força aos mais novos e vida longa aos mais velhos.                                

Principal cultura da região de Maués, o fruto pode ser encontrado em pó ou no formato de bastão, que para ser consumido é ralado na língua do pirarucu, um dos maiores peixes da bacia amazônica.

Anualmente, no mês de novembro, é realizada, em Maués, a Festa do Guaraná, para celebrar o fim da colheita. São três dias de shows, culinária local e apresentações culturais da lenda indígena, além de um concurso de beleza que elege a rainha do guaraná

Livre. Grátis

Local: Restaurante 1 e 2
Alimentação

Exposição - Guaraná da Amazônia Sesc Carmo apresenta a história, as lendas e a cultura em torno do guaraná. L

Essa atividade aconteceu de 02/10/2017 a 12/01/2018
no Sesc Carmo.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo