Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Experimenta! – Comida, Saúde e Cultura - Em outubro, todas as unidades do Sesc convidam o público a experimentar o universo da comida e as suas relações com a saúde e com a cultura saiba mais

seminarioportal

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Cerca de 30% de tudo que é produzido no mundo é desperdiçado e perdido antes de chegar à mesa do consumidor promovendo um elevado nível de insegurança alimentar. De acordo com a FAO 54% este desperdício ocorre na fase inicial da produção, manipulação pós colheita e armazenagem e os 46% restantes ocorrem nas etapas de processamento, distribuição e consumo.

Além disso, essas perdas geram implicações que vão além da questão social e de segurança alimentar, promovem impactos econômicos e ambientais. Sendo assim, atendendo ao caráter educativo do Programa Mesa Brasil Sesc, O Sesc Santos realiza este Seminário, com a proposta de contribuir para uma reflexão sobre as perspectivas na produção de alimentos e sobre a necessidade de transformação do panorama atual com o envolvimento de toda a sociedade para combater o desperdício de alimentos


25 DE OUTUBRO

13h - Credenciamento

14h às 16h

Conferência de abertura: O sistema alimentar e sua influência no ciclo do desperdício de alimentos. Abordagem sobre o panorama mundial do desperdício ao longo do  sistema alimentar e seu impacto social, ambiental, econômico e político. 

WALTER BELIK – Professor titular de Economia Agrícola (UNICAMP),  Doutor em Economia (UNICAMP) e Mestre em Economia aplicada a Administração (FGV). É membro da High Level Panel of Experts do Comitê das Nações Unidas para a Segurança Alimentar Mundial e é membro do SAVE FOOD BRASIL.

16h - Intervalo para café 

16h30 – 18h30

Mesa Redonda: Fome e obesidade: os desafios nutricionais da modernidade. Reflexão sobre as contradições entre o desperdício e a falta de acesso a alimentos de qualidade e suas implicações na saúde da população. 

DANIELA FROZI  - Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e doutorado em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é membro do comitê executivo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (RBSSAN), é Conselheira Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional  e Coordenadora de Comissão Permanente do Direito Humano a Alimentação Adequada (CONSEA nacional).

LIS FURLANI BLANCO Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais e Mestra em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi pesquisadora visitante na Universidade de Barcelona, Espanha, no Observatório da Alimentação (ODELA). Doutoranda em Antropologia Social pela Unicamp desenvolve pesquisas acerca de temas da Antropologia da Alimentação e Antropologia Política. Atualmente realiza sua pesquisa de doutorado com a temática das Políticas Públicas de Combate a Fome, no Brasil.

26 DE OUTUBRO

14h às 15h30

Conferência: Comer é um ato político. Discussão sobre a importância da educação alimentar e nutricional para geração de um consumidor com pensamento crítico em torno da alimentação, considerando os aspectos nutricionais, ambientais, culturais e econômicos.  

JULIANA CASEMIRO Nutricionista. Doutora em Educação em Ciências e Saúde. Professora Adjunta do Departamento de Nutrição Social do Instituto de Nutrição da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisadora associada do Centro de Referência em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (CERESAN). Secretária Executiva do Fórum Brasileiro de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional. (FBSSAN)

15h30 - Intervalo para café 

16h às 18h30 – Mesa Redonda: O enfrentamento do desperdício de alimentos – políticas públicas e iniciativas privadas. Abordagem sobre as perspectivas para a transformação do panorama atual e o envolvimento de toda a sociedade para prevenir e reduzir as perdas e o desperdício de alimentos. 

MARCELO HENRIQUE BEZERRA - Analista Técnico de Políticas Sociais e Coordenador Substituto de Equipamentos Públicos de Segurança Alimentar e Nutricional – Ministério do Desenvolvimento Social (MDS)

DERCÍLIO PUPIN – Produtor familiar orgânico. Formado em Filosofia e Pedagogia. Fundador da Família Orgânica e Presidente do CONSEA  de Piracaia (SP).

CHEF BEL COELHO -   premiada chef do restaurante Clandestino e apresentadora do Receita de Viagem (TLC Discovery). Formada pelo Culinary Institute of America (CIA). Conhecedora dos ingredientes brasileiros, traz um pouco de sua vivência e processo criativo dentro da cozinha. 

Auditório

Alimentação

Seminário - Desperdício de alimentos e desafios nutricionais: conflitos da modernidade Programa Mesa Brasil Sesc Santos L

Essa atividade aconteceu de 25/10/2017 a 26/10/2017
no Sesc Santos.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo