Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Experimenta! – Comida, Saúde e Cultura - Em outubro, todas as unidades do Sesc convidam o público a experimentar o universo da comida e as suas relações com a saúde e com a cultura saiba mais

Experimenta portal

A cozinha inzoneira ou caipira é aquela de "raiz", caracterizada por apropriações das culturas indígenas pelos bandeirantes e tropeiros e difundida durante as missões Brasil adentro. É uma cultura baseada na roça, na produção artesanal, no milho, feijão, abóbora e carnes secas em geral. Por meio dela podemos conhecer a história do País por outra perspectiva, enxergando divisões geográficas diferentes, e tendo uma nova visão sobre os ingredientes, as técnicas culinárias e os processos sociais que levaram à criação dos hábitos alimentares e pratos nacionais. Todo o território brasileiro e especialmente a cidade de São Paulo recebe há séculos a influência estrangeira nos ingredientes e no modo de preparar a comida. Desde os portugueses até os novos imigrantes e refugiados.

Nesse cenário, onde está a cozinha tipicamente brasileira? Rafaela Basso fala sobre os hábitos alimentares paulistas no período colonial e a relação com a presença indígena. Mestre em História pela UNICAMP, onde desenvolve o doutorado sobre a alimentação de rua na cidade de São Paulo (1765-1828). Foi professora no curso de "Gastronomia: História e Cultura" na pós-graduação do Senac-SP e é historiadora do Centro de Memória e Arquivo da FCM/Unicamp.

Local: Área de Convivência.

Alimentação

A urbanização de São Paulo e a modificação dos hábitos alimentares da população Com Rafaela Basso L

Essa atividade aconteceu em 18/10/2017 no Sesc Ipiranga.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo