Sesc SP

Portal MaisQGibis

O projeto promoverá uma série de encontros para discutir de que forma autores e editores negros vêm se estabelecendo no mercado editorial no Brasil. Em um cenário em que poucos escritores negros já tiveram publicações nas principais editoras do país, as alternativas independentes vêm crescendo, em segmentos cada vez mais específicos, contemplando gêneros literários e também a diversidade dos criadores e produtores. 

VINICIUS MARTINS - Formado em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), é co-fundador, jornalista e videomaker pelo site Alma Preta, especializado em direitos humanos, identidade negra e diversidade. Autor da série de reportagens "O negro em quadrinhos", que explora diferentes nuances da presença negra nas HQs no Brasil e nos EUA.

JUNIÃO - Cursou a faculdade de Educação Artística na Unesp-Bauru e faz jornalismo ilustrado desde 1994. Foi chargista dos jornais Diário do Povo e Correio Popular (de Campinas) por 11 anos e já colaborou com ilustrações, charges esportivas e políticas, para os principais veículos da imprensa brasileira como: Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Veja, o esportivo Lance! e internacionais, como a revista Courrier International (França). Como ilustrador, atua também em sites, aplicativos e no mercado editorial, principalmente em livros infantis e infantojuvenis. Como jornalista já entrevistou personalidades históricas da luta contra o racismo como Emory Douglas, ilustrador dos Panteras Negras. Durante três anos publicou diariamente tiras da Dona Isaura, sua primeira personagem autoral, nos jornais do interior de SP. Em 2014, Dona Isaura voltou repaginada. Com uma fanpage no Facebook e no site do autor, as tiras abordam temas do cotidiano e da convivência familiar da personagem. Ganhou o Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre, em 2011; o prêmio Vladimir Herzog de 2005 e menção honrosa em 2006 (categoria artes); e o prêmio de cartuns sobre Aids do Ministério da Saúde, em 2004. Mora em São Paulo, onde também atua como músico e artista gráfico dos coletivos Lavoura (jazz instrumental) e Senzala Hi-Tech (Hip Hop Percussivo). Em junho de 2016 lançou ‘Meu Pai Vai Me Buscar na Escola’, seu primeiro livro infantil como escritor e ilustrador pela editora Zit.

HELOÍSA PIRES LIMA - Heloisa Pires Lima é antropóloga titulada até o doutoramento pela USP (2006). Ela abriu uma trajetória na produção de livros para a infância coordenando a coleção Orgulho da Raça (1995). Vem atuando como escritora, organizadora de coletâneas, coordenadora de projetos editoriais envolvida, até o momento, com três dezenas de títulos. Atualmente, coordena com Daniel Munduruku o projeto Brasil Plural/ editora Melhoramentos. Passou pela linguagem áudio visual como consultoria para a série Livros Animados/Canal Futura - A cor da cultura. Tem experiência na produção de materiais educativos e educação quilombola, museus e materiais artístico-educativos, seleção de títulos como para o Projeto Leituraço SME-SP (2014-15). Para o segmento adulto, criou e foi editora do Selo Negro Edições/Grupo Summos Editorial (1999-2001). Convidada para Journée Literaire Foyalaise- Martinica Ano do Brasil na França (2005) e Salon Du Livre de Martinique: les mondes crèoles (2014) estreita conversas com o Caribe que fez nascer o projeto Oiapoque edições. Dentre as curadorias, a exposição: A Presença Negra no Circuito Editorial Brasileiro – Jornada África-Brasil (2003/ Câmara dos Deputados).

Local: Biblioteca


[Fotos: Julia Passer / Nabor / José de Holanda]
Literatura

“Mais Que Gibis”: Quadrinhos, Literatura Fantástica e Infantil com Vinicius Martins, Junião e Heloísa Pires Lima L

Essa atividade aconteceu em 23/11/2017 no Sesc Belenzinho.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo