Sesc SP

Esta atividade faz parte da

FESTARA 2014 - Espetáculos adultos, infantis, tradicionais e de rua circulam pela cidade de Araçatuba ocupando espaços com a arte do teatro. saiba mais

maquina-de-dar-certo
A Cia. Bruta de Arte foi buscar inspiração nos testes de condicionamento difundidos pelo psicólogo estadunidense Frederik Skinner. Como nos experimentos “da caixa de Skinner” – a dos ratinhos brancos que são treinados a partir de estímulos - os dez atores, em cena a todo  momento, são constantemente testados: têm que executar as tarefas e coreografias determinadas pelo comando.

Os personagens foram criados a partir da idéia de buscar o “tolo” ou o “idiota” que existe dentro cada um. Aprisionados e constantemente vigiados, essas figuras se submetem ao experimento, mas não sabem sequer quem é o comandante. A dramaturgia textual, quase inexistente, dá lugar a dramaturgia do movimento, tornando o espetáculo um híbrido entre as linguagens do teatro e da dança.

Além das referências científicas de Frederick Skinner, outros estímulos artísticos na música, dança, artes plásticas, teatro e cinema: as pinturas do artista plástico Jean Rustin, o espetáculo “Kontakhof”, de Pina Baush, alguns trabalhos do coreógrafo Jêrome Bell, “A Classe Morta”, de Tadeus Kantor, e o filme “Os Idiotas”, de Lars Von Trier.



FICHA TÉCNICA
Direção: Roberto Audio
Atores: Ana Lúcia Felippe, Angela Ribeiro, Dagoberto Macedo, Marba Goicochea, Paulo Maeda, Ricardo Socalschi, Taiguara Chagas, Teka Romualdo, Thammy Alonso e Wanderley Salgado.
Assistente de Direção: Paulo Maeda
Iluminação: Paulo Maeda e Mário Spatziani
Direção de movimento: Fabiano Benigno
Figurinos: Angela Ribeiro e Melissa Campagnolli
Produção: Cia. Bruta de Arte 

(Foto: Giorgio D´Onofrio) 
Teatro

Máquina de Dar Certo Cia. Bruta de Arte (SP) 18

Essa atividade aconteceu em 18/10/2013 no Sesc Birigui.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo