Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Sesc Verão 2019 - Descubra que atividade física é jogo, competição, alongamento e também equilíbrio, diálogo, curtição e muito mais. Participe! saiba mais

Vanderlei3

Um dos maiores corredores da história do atletismo brasileiro, Vanderlei Cordeiro de Lima chegou longe com suas próprias pernas. Na adolescência, o seu sonho era conhecer as cidades do interior do Paraná. Na época, trabalhava na roça, em Tapira, e ia correndo dos plantios e colheitas de café e cana-de-açúcar, até a escola. Uma diversão que depois se tornaria profissão e o levaria a figurar entre os principais maratonistas do Mundo.

Em 1992 ganhou destaque nacional ao ser o quarto colocado na São Silvestre e, em 94, com a vitória na Maratona de Reims, na França surgiu o maratonista. A partir daí, os resultados apareceram, com marcas que até hoje são destaques. Conquistas importantes como a vitória na Maratona de Tóquio, em 96, e depois o vice em 98, o terceiro na Maratona de Fukuoka, em 99, o ouro na maratona dos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no mesmo ano, e o título e recorde da Maratona de São Paulo, em 2002.  Também se destacou em outras distâncias, como a vitória e recorde nos 10 KM Tribuna FM, em 97, com a incrível marca de 28min01s.

Mas foi nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, que ele se tornou um ícone, não só do atletismo, mas do esporte mundial. Treinado e preparado para correr pela vitória, quando liderava isolado, houve o famoso episódio com o manifestante irlandês que o agarrou. O empurrão o tirou do eixo, de sua extrema concentração, mas ele não se entregou e voltou a correr. Manteve a liderança por aproximadamente mais dez minutos e depois acabou sendo ultrapassado por dois atletas. Isso não o impediu de entrar no Estádio Olímpico de Panathinaikos fazendo o famoso “aviãozinho” para comemorar a sua maior conquista, a sonhada medalha olímpica. Sua nobre atitude garantiu outra medalha pelo Comitê Olímpico Internacional. Essa muito mais seleta, a Pierre de Coubertin, enaltecendo o seu grau de esportividade e espírito olímpico.

E seus feitos seguem encantando o Mundo. A última conquista foi na abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, ao acender a pira no Estádio do Maracanã, como reconhecimento por toda a sua trajetória.

Esporte e Atividade Física

Apresentação e vivência esportiva, com o medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima Maratonista falará sobre sua experiência na modalidade e dará dicas sobre treinamento e estratégias L

Essa atividade aconteceu em 06/01/2018 no Sesc Campo Limpo.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo