Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Travessias Ocultas - Paralela à exposição Travessias Ocultas - Lastro Bolívia, programação explora possibilidades artísticas de aspectos da cultura boliviana. saiba mais

Lastro

A residência artística "Travessias Ocultas - Lastro Bolívia" se realizou entre os meses de dezembro 2016 e janeiro 2017, sendo um percurso por cinco cidades da Bolívia que contou com a participação de oito artistas brasileiras: Denise Alves-Rodrigues, Fernanda Porto, Isadora Brant, Julia Franco Braga, Laura Berbert, Patrícia Araújo, Jonas Van Holanda e Valentina D'Avenia e das curadoras Beatriz Lemos e Catarina Duncan.

A fim de cruzar fronteiras com intuito de estudar os conhecimentos de povos originários, as pesquisas das artistas e curadoras convergem no interesse por ancestralidades, saberes ocultos, narrativas mitológicas e a presença, ainda tímida, mas crescente, da espiritualidade no cotidiano das sociedades urbanas contemporâneas. Partindo da questão de como essas narrativas e saberes espirituais influenciam em visões de mundo e na micro-política, a residência se propôs como uma forma de abrir caminhos, pensando nos problemas sociais e políticos que englobam as mulheres, principalmente na América Latina.

A exposição é uma continuidade deste processo de residência e apresenta trabalhos derivados da viagem, a partir da compreensão de confluências e fricções proporcionadas pela presença da cultura boliviana na cidade de São Paulo. Assim "Travessias Ocultas - Lastro Bolívia" propõe reflexões que partem de conhecimentos ancestrais para caminhar por problemas sociais, políticos e históricos centrados na Bolívia, América Latina e suas relações com a cidade de São Paulo.

Agendamento de grupos por email: agendamento@bomretiro.sescsp.org.br


(Foto: Beatriz Lemos)

saiba mais

Artes Visuais

Travessias Ocultas - Lastro Bolívia L

Essa atividade aconteceu em 01/05/2018 no Sesc Bom Retiro.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo