Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Carnavais pelo Brasil - Diversas atrações de alguns dos Carnavais mais conhecidos do Brasil. saiba mais

Moa-do-Katende

O Afoxé "Amigos de Katendê" surgiu a partir da manifestação cultural da Bahia chamada "Badauê", entidade que re-africanizou o carnaval da Bahia na década de 70, resgatando a herança africana do candomblé. O dia 20 de novembro de 1994 marcou o nascimento do grupo, onde músicos, artesãos e capoeiristas confraternizaram e celebraram o Dia da Consciência Negra. A partir daí criou-se um grande marco da manifestação de rua de São Paulo.

O elo entre a Bahia e São Paulo se estabeleceu com a passagem do afoxé todos os domingos na Praça da República. Em 1994 o "Amigos de Katendê" participou do carnaval da Zona Leste, "José Bonifácio", do projeto "Show do Meio Dia" da Secretaria Municipal de Cultura e do projeto "Recriança" na FEBEM-SP, até conquistar a participação do carnaval da Bahia em 1996 na inauguração do palco Gilberto Gil em Salvador.

Tendo em vista a importância cultural desta manifestação, conta com o apoio de diversas entidades como grupos de capoeira, o movimento negro unificado, Grupo Soweto e o apadrinhamento de Caetano Veloso e de Gilberto Gil. Em São Paulo o "Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô" desenvolve o projeto deste afoxé através do Mestre Plínio.

Música

Afoxé Amigos Katendê Grupo resgata o batuque e sonoridade da música africana L

Essa atividade aconteceu em 11/02/2018 no Sesc Campo Limpo.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo