
Com Coletivo Laranja Azul.
Esta série de oficinas tem como proposta apresentar algumas brincadeiras e brinquedos característicos ao carnaval. Ao final da atividade será realizado um cortejo pela unidade.
Programação:
:: Sábado (10/2):
Confecção de máscaras a partir do trabalho de recolha da pesquisadora Gabriela Romeu. A oficina busca trazer a cultura da criança do sertão do Ceará para que todos conheçam um pouco os Cabinhas, personagens mascarados que caracterizam o brincar de Carnaval no Ceará.
:: Domingo (11/2):
Oficina Estandartezinho. A partir de técnicas artesanais simples, pais e filhos farão a criação de seus próprios estandartes compartilhando suas histórias. Os estandartes fazem parte das tradições populares e eruditas em toda a América Latina. São bandeiras bordadas e ornamentadas com diferentes linguagens: pinturas, bordados, fuxicos, são alguns exemplos de como podemos produzir nosso próprio estandarte.
:: Segunda (12/2) e Terça (13/2):
A oficina se dedica à criação de instrumentos lúdicos: a cuíca e o ganzá/chocalho. O contexto das raízes africanas e indígenas da cultura brasileira é abordado através destes dois instrumentos, que são construídos e adornados pelos participantes da atividade que, ao final, realizam um pequeno cortejo musical.
O Coletivo Laranja Azul é formado por jovens artistas e arte educadores com foco em oficinas e compartilhamento de saberes alternativos de artes visuais para adultos e crianças. Composto por Mayara Tutumi, Miguel Alonso, Nádia Bosquê e Rafael Freire.
Vagas limitadas. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência.
Quiosque.
(Foto: Divulgação)