Sesc SP

08.2018 - Teatro - O Principe DesEncant

"O Príncipe DesEncantado - O Musical" é um espetáculo de teatro musical para o público infanto-juvenil que conta uma história de amor entre dois jovens príncipes. A obra - escrita e dirigida por Rodrigo Alfer -- mistura a estrutura dos contos de fadas e seus personagens arquetípicos com elementos contemporâneos.

Mais do que "modernizar" o universo de princesas delicadas e príncipes valentes, a história abre espaço no reino encantado para personagens que povoam a realidade de 2017, como jovens gays, meninas que priorizam a carreira ao casamento e transexuais que são chefes de família.

Em "O Príncipe DesEncantado - O Musical", o espectador é convidado a vivenciar uma história de amor justamente pelos olhos do príncipe herdeiro, que se apaixona por outro príncipe de um reino vizinho. Com naturalidade, simplicidade e sem evocar a militância, a peça apresenta situações que se resolvem justamente quando os personagens se despem de preconceitos e enxergam o amor.

A dramaturgia do musical desenvolve seus conflitos e soluções sem enfatizar a questão LGBT, encenando a trama como "uma história qualquer" - exatamente o que pretende ser. A personagem da Rainha, genitora do príncipe apaixonado, assume o papel da resistência heteronormativa, mas mesmo o seu posicionamento é apresentado sem pesar e pender para a "moral da história".

Paralelamente ao amor recém-descoberto pelo principezinho, uma personagem também se destaca e joga luz sobre o tema da identidade de gênero. Outra personagem - que se apresenta como Vitória - chega ao palácio para ampliar os horizontes do príncipe, delineados pela tradição.

Canções originais compostas especialmente para o público infanto-juvenil dão fluidez ao espetáculo: em alguns casos, a poética das letras e a melodia sensível deixam à mostra a essência dos personagens. Em outros momentos, a alegria das canções interpretadas em coro aproxima o espectador da obra, deixando-o mais à vontade para participar da festa.

A montagem busca desmistificar o tema da homoafetividade e questionar estereótipos presentes em tramas infantis. A trama de "O Príncipe DesEncantado - O Musical" foi livremente inspirada no romance inglês de 2002 'Koning en Koning' (Rei & Rei), de Linda De Haan e Stern Nijland, e em declarações da escritora de livros infantis e educadora Márcia Leite.

O espetáculo tem música original de Maíra Pagliuso e Rodrigo Alfer, direção musical e arranjos do maestro Ettore Veríssimo e preparação de ator de Jonathan Faria. Cenário e figurino são assinados por Luma Yoshioka, enquanto o desenho de luz é de Herick Almeida. A produção é de Marco Alexandre, da Bacana Produções Artísticas.

FICHA TÉCNICA
O Príncipe DesEncantado - O Musical
Gênero: Teatro musical
Público: Infanto-juvenil
Duração: 70 minutos
Classificação indicativa: Livre

Equipe criativa:
Texto: Rodrigo Alfer
Direção: Rodrigo Alfer
Canção original: Maíra Pagliuso
Direção musical e arranjos: Ettore Veríssimo
Preparação de ator: Jonathan Faria
Figurino: Luma Yoshioka
Desenho de luz: Herick Almeida
Produção: Marco Alexandre -- Bacana Produções Artísticas

Elenco:
Davi Novaes (Príncipe Vick)
Cicero de Andrade (Príncipe Teco)
Manu Littiéry (Rainha Mãe)
Maite Shneider (Rainha Vitória)
Marcella Piccin (Princesa Lets)
Silvano Vieira (Coelho Mix e Guarda)
Vanessa Rodrigues (Ama)

Músicos:
Diego Albuquerque (piano)
Diana Bueno (bateria)
Clara Dum (flauta)

Local: Praça de Eventos

Como ação preventiva, ao visitar o Sesc Itaquera, recomendamos que esteja vacinado contra a Febre Amarela há mais de 10 dias. 

(Foto: Caio Calluci)

Ações para a Cidadania

O Príncipe DesEncantado - O Musical com Cia. de Gente Bacana L

Essa atividade aconteceu em 01/08/2018 no Sesc Itaquera.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo