Sesc SP

Clube do Livro Com Sergio Vaz foto divulg

Encontros mensais nos quais serão debatidos diferentes livros da literatura nacional periférica. No primeiro semestre de 2018 as mediações do clube serão feitas pelo poeta Sérgio Vaz.

Sérgio Vaz é poeta da periferia e agitador cultural. Mora em Taboão da Serra (Grande São Paulo) e vive nas periferias do Brasil. É um dos criadores do Sarau da Cooperifa (2001).

1º Encontro (29/03): "Quarto de Despejo: diário de uma favelada", de Carolina Maria de Jesus (1960)
O diário da catadora de papel Carolina Maria de Jesus deu origem à este livro, que relata o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível na hora de contar o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com três filhos.

2º Encontro (26/04): "Flores de Alvenaria", de Sérgio Vaz (2016)
Neste livro, o autor nos lança nas calçadas do subúrbio e descortina um universo muitas vezes invisível por meio de textos, ora em verso, ora em prosa, sobre os mais variados temas: educação, negritude, liberdade, sexo, empatia. Com apresentação do cantor e compositor Chico César, a obra traz diálogos, relembra a situação da periferia em outras épocas e conta com poemas que costumam ser declamados na Cooperifa, evento criado pelo poeta que transformou um bar de Taboão da Serra em um evento cultural. Como afirma Chico César, os textos presentes em Flores de alvenaria "variam formas e temas. Mudam a tessitura e o timbre. Pode ser poesia ou prosa. O homem e o poeta são o mesmo, um só. Romântico, mordaz, perplexo, inquieto". Uma obra que encanta ao mesmo tempo que nos golpeia graças ao alto teor de realidade depositado em cada página.

3º Encontro (24/05): "Muzimba - Na Humildade Sem Maldade", de Akins Kintê (2016).
O livro aborda temas como racismo, amor e política, reforçando a fluência e o som das palavras escolhidas com cuidado, malandragem, malícia e sensibilidade. Apresenta poemas de várias fases da vida do autor.

4º Encontro (28/06): "Ponciá Vicêncio", de Conceição Evaristo (2003).
A história de Ponciá Vicêncio descreve os caminhos, as andanças, as marcas, os sonhos e os desencantos da protagonista. A autora traça a trajetória da personagem da infância à idade adulta, analisando seus afetos e desafetos e seu envolvimento com a família e os amigos. Discute a questão da identidade de Ponciá, centrada na herança identitária do avô, e estabelece um diálogo entre o passado e o presente, entre a lembrança e a vivência, entre o real e o imaginado.

Local: Sala de Atividades 2, 5º Andar - Torre A

Foto: Divulgação

 

Literatura

Clube do Livro Com Mediação de Sérgio Vaz 12

Essa atividade aconteceu em 28/06/2018 no Sesc Vila Mariana.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo