Sesc SP

Macbettu (2)

Esta montagem trabalha em linguagem e gestos que transpõem Macbeth de Shakespeare, que é recitado em lingua da sardenha e, como na mais pura tradição Elisabetana, é interpretado apenas por homens. O projeto de Alessandro Serra, diretor e fundador da Cia Teatropersona, vem de uma reportagem fotográfica sobre os carnavais de Barbagia. Aparecem analogias entre Macbeth e os ritos e máscaras da Sardenha: os sons escuros produzidos pelos sinos, as peles, os chifres, as máscaras escuras e depois o sangue, o vinho, as forças da natureza domadas pelo homem. O poder dos gestos, da voz e a dimensão dionisíaca está associada a uma precisão formal nas danças. Na apresentação, a língua da Sardenha transforma-se em canção, o que em italiano arriscaria permanecer confinado à esfera literária. O espaço do palco é atravessado pelos corpos dos atores, que atraem lugares e evocam presenças, questões que não transmitem significados, mas forças primordiais que atuam sobre aqueles que os recebem.

Alessandro Serra aborda o teatro através dos exercícios de transcrição para a cena das obras cinematográficas de Ingmar Bergman. Começou como ator no estudo de ações físicas e músicas vibratórias na tradição de Grotowski. Formou-se em Artes e Artes Performáticas na Universidade La Sapienza de Roma com uma tese sobre a dramaturgia da imagem. Em 1999, fundou a Cia Teatropersona, com a qual começou a encenar suas criações que escreveu e dirigiu, cuidando das cenas, das fantasias, das luzes e dos sons. Entre 2006 e 2011, o trabalho de pesquisa em cena como um fato de material puro assume a forma de criação de uma "trilogia de silêncio" na qual a dramaturgia é praticada a partir das auras das obras literárias de Samuel Beckett, Bruno Schulz e Marcel Proust. Em 2009, criou seu primeiro trabalho para crianças, Il Principe Mezzanotte , apresentado em mais de duzentas sessões na Itália e no exterior. Em 2013, criou Il Grande Viaggio, um trabalho dedicado ao tema da imigração. Em 2015, a pesquisa teatral aborda a linguagem da dança e com o apoio da Fundação Giacometti de Stampa cria L'ombra della sera, dedicada à vida e obras de Alberto Giacometti. Em 2017, volta ao teatro de prosa e em colaboração com Sardegna Teatro cria MACBETTU, inspirado pela ópera de Shakespeare e recitado na língua sarda.

Ficha Técnica
Direção: Alessandro Serra
Adaptação do texto Macbeth de William Shakespeare
Elenco: Fulvio Accogli, Andrea Bartolomeo, Leonardo Capuano, Andrea Carroni, Giovanni Carroni, Maurizio Giordo, Stefano Mereu, Felice Montervino
Consultoria linguística:  Giovanni Carroni
Movimentos da cena: Chiara Michelini
Música: Pinuccio Sciola
Composições das faixas sonoras: Marcellino Garau
Cenários, luzes, figurinos: Alessandro Serra
Distribuição internacional: Aldo Grompone

Duração: 90 minutos. 

Obs: Não será permitida a entrada após o início do espetáculo. Informamos que é utilizado cinzas de lenha durante a apresentação produzindo poeira durante a realização do mesmo, podendo gerar desconforto.

 

Foto: Alessandro Serra

Teatro

Macbettu (ITA) Direção Alessandro Serra. Com o Sardegna Teatro 14

Essa atividade aconteceu em 08/04/2018 no Sesc Consolação.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo