Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Teatro Político no ABC: reverberações - Grupos que integraram o Teatro Político no ABC se unem para discutir temas pertinentes ao teatro no ABC Paulista. saiba mais

1

“Rosa Maria Luxemburgo: O Monólogo Interior da Mulher do Operário” é uma peça feminista que começa errada: seu título apresenta a ideia de posse sobre a mulher, com a finalidade de esboçar o erro para depois destruí-lo. Propõe-se a trabalhar sobretudo a partir da desconstrução em verbo e ação cênica a partir da noção de que em todos nós atuam fortemente hábitos residuais do patriarcado. Todas as cenas engendram-se através de um dispositivo a contrapelo, sobre os quais é preciso martelar todos os dias, para construir uma sociedade na qual mulheres e homens tenham o mesmo peso de opinião e o mesmo direito de estarem vivos. Em cena uma atriz, um ator, um músico e uma DJ desenham uma narrativa quebrada, incerta. O contexto sócio político que os atores viveram durante a infância sob a ótica de suas próprias mães serve de base para esta explanação, para o desenho dessas narrativas quebradas, pois interessa-nos denunciar o que disfuncional dentro do patriarcado, ainda que isso constitua uma prática árida entre aqueles com quem partilhamos a mesa pra comer diariamente.

Ficha Técnica:
Concepção, atuação, dramaturgia e direção: Marcio Castro e Talita Araújo -  núcleozonaautônoma
Núcleo de direção de Arte: Julio Dojscar, casadalapa  e Lidia Moura
Músicos: Luiz Eduardo Galvão Rayra Costa
Produção: Ligia Helena de Almeida

Núcleozonaautônoma
Formado por artistas andreenses em 2004, o Coletivo Zona Autônoma, inspirado pelas ideias de Hakim Bey contidas no livro TAZ (zona autônoma temporária), lançou-se as ruas da cidade de Santo André, a fim de propagar a arte feita no ABC. Somam-se a esta iniciativa Marcio Castro e Talita Araújo, que assumem a condução do coletivo em 2010 através de performances na região e, imbuídos das necessidades de melhor articular processos artísticos e políticos, ingressam na graduação em História. A dupla vislumbra como projeto de continuidade do núcleo transformar a discussão pública e política em linguagem estética do grupo.

No Teatro.

(Foto: Fábio Zerbini)

Teatro

Rosamaria Ivone Luxemburgo: O Monólogo Interior da Mulher de um Operário com núcleozonaautônoma 16

Essa atividade aconteceu em 15/04/2018 no Sesc Santo André.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo