Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Liberdade Negra - Programação voltada para rememoração da abolição da escravização no Brasil e valorização do protagonismo negro em produções culturais. saiba mais

Sarau-Liberdade-Negra

O Sarau Liberdade Negra - Nossos Passos Vêm de Longe é parte da Semana da Liberdade Negra e apresenta um sarau artístico-literário protagonizado por mulheres negras atuantes no cenário cultural periférico da cidade de São Paulo. O espetáculo acontece por meio da palavra falada, cantada ou declamada, dos tambores e de seus corpos em constante movimento. Em cena, Débora Garcia, Elizandra Souza, Jô Freitas, Taissol Ziggy e Thata Alves, propõe reflexões sobre o feminino, feminismo, cultura e ancestralidade.

O projeto "Nossos Passos Vêm de Longe" é um trabalho que homenageia mulheres negras de diferentes áreas de atuação que são referência e também protagonistas de um legado histórico significativo nas expressões culturais negras da atualidade. O espetáculo pretende dar ampla visão à memória e ao protagonismo de mulheres negras que tiveram uma atuação significativa no passado e no presente, mostrando que suas ações são importantes para que jovens as tenham como referência e também compreendam que diversas conquistas sociais se deram pela militância exercida por elas. Além disso, o projeto propõe a reflexão e a contribuição com a construção de identidades negras positivas para o enfrentamento do racismo e do machismo que, historicamente, permeiam as relações sociais no Brasil. Por meio de uma atuação plural, aproximando o público, especialmente os mais jovens, da vida e obra destas mulheres negras essenciais às artes, à cultura e à sociedade, visibilizando a literatura negra e feminista produzida pelas personalidades que serão homenageadas.

Participação especial de Luana Bayô
Luana Bayô é cantora, compositora e intérprete. Sua potência vocal e seu timbre marcante atravessam o público de uma forma única. Sua formação em canto se inicia na antiga Universidade Livre de Música (ULM), hoje EMESP , aos 17 anos. Passa pela participação no CoralUSP e se estende para o trabalho com a cultura popular, através do Teatro Brincante, conduzido pelo multi-instrumentista Antônio Nóbrega, onde se formou como arte-educadora. Em 2017, iniciou a gravação do seu primeiro EP, que traz o single "Voz Negra" e apresenta canções autorais que marcaram sua trajetória. Já apresentou este show em lugares como Festival Latinidades, em Brasília, Sesc Santo Amaro, Sesc Interlagos e no Teatro Leopoldo Froes.

Evento com interpretação em LIBRAS

Literatura

Sarau Liberdade Negra - Nossos passos vêm de longe Com Sarau das Pretas e participação especial de Luana Bayô L

Essa atividade aconteceu em 12/05/2018 no Sesc Campo Limpo.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo