Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Liberdade Negra - Programação voltada para rememoração da abolição da escravização no Brasil e valorização do protagonismo negro em produções culturais. saiba mais

05.2018 - Teatro - Nego Fugido - Zeza

Nêgo Fugido é um auto dramático popular encenado ao longo de todos os domingos de julho pelas ruas do distrito de Acupe, pertencente a Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano. Este auto encena e reinterpreta a luta de escravizados fugidos contra capitães do mato e senhores de engenho, trazendo uma nova perspectiva e olhar histórico para o período da escravidão na região.

A encenação é conduzida pelos toques dos tambores através de cânticos que misturam iorubá e português e juntos à dança e aos diálogos, conduzem seus participantes a uma espécie de transe. Outra marca característica marcante são os figurinos feitos com folhas de bananeiras e especialmente o negrume que é passado nos rostos, complementado por uma beberagem vermelha nos lábios. A encenação da fuga se repete até o último domingo de julho, quando finalmente os escravos conseguem se rebelar e ganham o apoio dos caçadores, que além de conquistar a liberdade, conseguem prender e leiloar o rei.

Foto: Zeza Barral

Teatro

Nêgo Fugido Auto dramático encena e reinterpreta a luta de escravizados fugidos L

Essa atividade aconteceu em 13/05/2018 no Sesc Campo Limpo.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo