Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Bom Dimás! - A cultura regional por meio de brincadeiras, danças, causos, ritmos, sabores e sonoridades saiba mais

IMG 7286 2018-03-06-17-05-03

Paratodos, paratodas, paratudo! Para valorizar a tradição, mantendo viva a formação "zabumba-sanfona-triângulo", criada pelo Rei do Baião, Luiz Gonzaga. Para dar lugar ao novo, com releituras originais de um repertório eclético e inusitado do Forró e da MPB. Para subverter o lugar-comum do gênero "Forró", num show que pode ser tanto para dançar quanto para se ouvir. Ou para os dois. Para se perguntar sobre o lugar dos gêneros, masculino e feminino, dentro do fazer musical e da tradição do forró. Para celebrar o encontro. Para nós! Paratodxs!

Área de Convivência.

Retira de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento. 

__

Paratodxs surgiu de inquietações. Que "espaço-palco" é esse que estamos ocupando? A quem historicamente ele pertence? De quem são os braços e vozes que cantam forró pelos palcos do país? De que falam as letras do repertório tradicional do forró? Qual o real motivo do impacto causado no público pelo simples fato de sermos 3 mulheres no palco? Após 9 anos de pesquisa em Forró Tradicional, entendemos o quanto somos estrangeiras nesse território. O Forró é um gênero historicamente protagonizado por homens. A perplexidade gerada pela nossa presença exclusivamente feminina no palco reflete o quão incomum é ver mulheres, cantoras e instrumentistas, ocupando esse espaço. Nós mesmas passamos a nos surpreender com o conteúdo de algumas letras, que simplesmente deixaram de caber em nossas bocas. Esse espetáculo surge da tentativa de se fazer um forró mais democrático, mais próximo da realidade que estamos vivendo. Um forró atual, que acolha todos os públicos, todos os gêneros, todos os desejos. Com um repertório inusitado e contestador, que reflita a nossa busca por respostas para as questões que nos inquietam. Com o propósito de que o palco seja espaço de transformação, e não de reprodução de arquétipos culturais. Uma proposta sublime de subversão, pra que tanto no palco, como na plateia, caibam todas as pessoas (e os sonhos) do mundo. Paratodxs!

Há nove anos o Trio Sinhá Flor abraça a cultura brasileira e nordestina levando-a aos palcos nacionais e estrangeiros. O trabalho vocal de seus elaborados arranjos desponta como principal diferencial artístico deste que é o mais destacado trio de forró formado por mulheres do Brasil. A partir da tradicional formação zabumba, sanfona e triângulo, seus vibrantes espetáculos celebram a diversidade de nossa cultura com baiões, xaxados, xotes, cocos, emboladas, maracatus, entre outras expressões. O conjunto conta com Carolina Bahiense no triângulo, pandeiro, sanfona e voz, Cimara Fróis na sanfona, pandeiro e voz, e Talita del Collado na zabumba, percussão, violão, pífano e voz. 

Música

Paratodxs com Trio Sinhá Flor L

Essa atividade aconteceu em 15/06/2018 no Sesc São Caetano.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo