Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Encarceramento em Massa é Justiça? - Projeto da área socioeducativa saiba mais

filho-dos-outros

"O Filho dos Outros" é uma websérie documental que trata sobre a redução da maioridade penal no Brasil a partir da voz da juventude e de pesquisadores que estão debruçados sobre o tema e suas várias vertentes. A websérie foi indicada a melhor roteiro documental pelo Rio WebFest, no Rio de janeiro, indicada a melhor websérie documental no BAWF web fest de Buenos Aires, Argentina, e premiada como melhor websérie documental edição de julho no Roma Cinema Doc, de Roma, Itália.

Episódio 1: Pea (2017, 14') - O Coletivo Rebento acompanhou a situação do Sistema Socioeducativo do Ceará marcado por rebeliões, denúncias de torturas e maus tratos contra os adolescentes internos. Entrevistamos especialistas, entidades de proteção à criança e ao adolescentes, juízes e mães de internos. Entramos em algumas unidades e nos deparamos com uma situação degradante que nos obriga a repensar o modo de funcionamento do sistema.

Episódio 2: Salmo 121 (2017, 16') - No segundo episódio, acompanhamos a história de mães e ex-internos que passaram pela antiga Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor (Febem), atual Fundação CASA. Através dessas narrativas, o episódio Salmo 121 se dedica a discutir os impactos sociais e psicológicos do processo de internação e institucionalização na vida de adolescente em conflito com a lei e na vida de suas famílias.

Episódio 3: Ovelha Negra (2017, 18') - Neste episódio, investigamos os motivos que levam alguns jovens a enveredar pelo crime, ao mesmo tempo em que analisamos a relação entre as políticas se segurança pública do Estado de São Paulo dos últimos 30 anos e o surgimento e consolidação da maior facção criminosa do Brasil - o PCC.

Episódio 4: Roda Gigante (2017, 18') - O quarto e último episódio se debruça sobre a relação entre temas contemporâneos como rolêzinho, funk ostentação, internet, o processo de formação físico e psíquico de adolescentes e o conceito de criminalização da pobreza.

Realização: Coletivo Rebento

Local: Praça (Térreo)

(Foto: divulgação)

Cinema e vídeo

O Filho dos Outros Websérie produzida pelo Coletivo Rebento L

Essa atividade aconteceu em 25/07/2018 no Sesc 24 de Maio.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo