Sesc SP

foto prof ayodele   creditos divulgacao 2018-05-24-

Curso intensivo de férias, no qual os participantes terão um contato inicial com a pronúncia das palavras escritas e faladas do idioma yorùbá. O yorùbá ou iorubá é um idioma da família linguística nigero-congolesa, falado ao sul do Saara e na parte oeste da África, principalmente Nigéria e Benim.

No continente americano, o yorùbá foi trazido por pessoas escravizadas e forçadamente deslocadas para o outro lado do Atlântico. Hoje, elementos do idioma são falados em ritos religiosos afro-brasileiros, em que são chamados também de nagô, e em afrocubanos, em que são conhecidos por lucumí. Fora do continente africano, o Brasil é o país onde mais se usa a língua yorùbá, principalmente nas cantigas, rezas, orações e nos orikis - poemas mitológicos das religiões afro-brasileiras como o candomblé e a umbanda.

Programa do curso
Histórico
- Origem da língua yorùbá
- Uso no Brasil

Abordagem da estrutura geral da língua
- Importância e o uso dos acentos: língua tonal, o segredo da língua yorùbá está na acentuação, sendo que uma única palavra em yorùbá pode significar muitas coisas, tudo depende da posição dos acentos
- Pronúncia correta das palavras mais usadas no Brasil: serão utilizadas diversas cantigas para ajudar na compreensão

Ayodele Francis Ojo é nigeriano, naturalizado brasileiro. É professor de inglês e yorùbá. Ministra cursos de yorùbá na Escola Kuavi, em que também desenvolve eventos com a temática afro.

Inscrições na Central de Atendimento a partir de 19/6 (credencial plena), e de 26/6 em diante para os demais interessados (vagas remanescentes). 

Local: Sala de Atividades 2

(Foto: Divulgação) 

Ações para a Cidadania

Yorùbá para iniciantes Com Ayodele Francis Ojo 14

Essa atividade aconteceu de 06/07/2018 a 27/07/2018
no Sesc Vila Mariana.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo