Sesc SP

orquestramundanarefugi

A Orquestra Mundana Refugi reúne artistas de todos os cantos do mundo, trazendo vivências e outras formas de se abordar a matéria musical: a nota, o timbre, os instrumentos e a performance são outros, e compõem um mosaico de cores e valores que exalam irmandade e respeito por meio da música, qual seja a sua tradição. O show marca o lançamento do disco Orquestra Mundana Refugi, pelo Selo Sesc.

Sob a direção musical do multi-instrumentista Carlinhos Antunes, a Orquestra, formada por brasileiros, imigrantes e refugiados de diversas nacionalidades, apresenta temas tradicionais da Palestina, Irã, Guiné, Congo, México, e Brasil, além de composições próprias. A Mundana Refugi, que surge após 15 anos de Orquestra Mundana, foi formada dentro do projeto REFUGI, no Sesc Consolação, que oferecia oficinas musicais gratuitas para imigrantes e refugiados. O projeto, idealizado por Carlinhos Antunes e pela assistente social Cléo Miranda, realizou também uma série de atividades temáticas sobre refúgio e migração, além de ensaios abertos da orquestra para que o público pudesse acompanhar o processo.

No repertório do disco, encontramos temas tradicionais da Palestina, Andaluzia, Guiné-Conacri, do México, Irã, Congo, Haiti e Brasil, com composições de Carlinhos Antunes criadas especialmente para a Refugi e para a Orquestra Mundana. Do México, temos a faixa que abre o CD Ayacucho, tema tradicional do país. Triologia contempla Irã, Palestina e Andaluzia. Cantos tradicionais árabes e persas são trazidos para arranjos que comportam também o canto brasileiro, com interpretações das cantoras Oula Al-Saghir, da Síria/Palestina, e Mah Mooni, do Irã, ao lado da brasileira de Mato Grosso do Sul, Paula Mirhan. Samai Atlântico, composta por Raouf Jemni, da Tunísia, foi integrada ao repertório por ocasião da vinda do jovem compositor ao Brasil. Já temas que propõem o diálogo África-Brasil têm as vozes de Mariama Camara, da Guiné-Conacri, e de Leonardo Matumona e Hidras Tuala, ambos do Congo. Pode-se dizer que o disco é uma Torre de Babel.

Limitado a 4 ingressos por pessoa.

Local: Teatro

 

saiba mais

Música

Orquestra Mundana Refugi Show de lançamento do álbum Orquestra Mundana Refugi (Selo Sesc) 12

Essa atividade aconteceu em 12/07/2018 no Sesc Vila Mariana.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo