Sesc SP

fakenews ft pauloito 2018-04-24-10-41-56

Como a história é produzida?

Quem escreve, quantas versões de um fato existem e o que faz um relato ser considerado oficial. Os trabalhos questionam a veracidade dos discursos tidos como imparciais em tempos em que se discute lugar de fala, notícias falsas e pós-verdade.

A exposição é composta por quatro módulos:

:: Ao norte do rio, instalação de Jaime Lauriano;

:: Art Book, com obras originais da publicação homônima de Bruno Moreschi;

:: Ocupações - Cultura e Luta, com fotografias de Miguel Salvatore, Ana Luisa Seco, Marcio Ramos e Mildo Ferreira; e

:: Fake News, com grafites de Enivo, Paulo Ito e Quinho.


Ao norte do rio investiga como os conceitos de centro e periferia foram criados para controlar corpos ao mesmo tempo em que limitam e segregam acessos a determinadas regiões da cidade, a partir de três fatores histórico-sociais: a instauração do "marco zero" da cidade de São Paulo, o estudo de Francisco Prestes Maia intitulado "Plano de Avenidas para a Cidade de São Paulo" e os constantes apagamentos/demolições das edificações e espaços destinados à escravização.

Art Book apresenta biografias, obras e declarações de artistas fictícios concebidos a partir de clichês encontrados em dez enciclopédias internacionais de arte.

Ocupações - Cultura e Luta mostra imagens do processo de recuperação do antigo Hotel Columbia Palace, abandonado há 27 anos e tornado habitável pela ação colaborativa de seus atuais moradores, bem como retratos de refugiados e imigrantes sem teto de países como Haiti e Senegal, que residem no antigo Hotel Cambridge.

Fake News traz intervenções urbanas que contestam a ideia de liberdade de expressão e incluem a arte neste contexto para discutir a noção de verdade, os discursos forjados como neutros e as agitações sociais causadas pelas falsas notícias. 

 

Diversos Espaços da Unidade

 

(Foto: Fake News / Paulo Ito)   

 

 

Artes Visuais

Histórias (Não) Contadas L

Sesc Santana ver no mapa compartilhar

23/08 a 23/11

TER, QUA, QUI, SEX
10H ÀS 21H
  • Grátis

23/08 a 23/11

SAB
10H ÀS 19H
  • Grátis

23/08 a 23/11

DOM
10H ÀS 18H*
  • Grátis

*Domingos e feriados.