Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Encarceramento em Massa é Justiça? - Projeto da área socioeducativa saiba mais

cv3-2

A população carcerária feminina cresce hoje em um ritmo mais acelerado do que a masculina. Crimes relacionados a drogas são os que mais aprisionam mulheres, sendo que a maioria é mãe e principal provedora de seus lares. Maternidade, questões de gênero e invisibilidade são os temas abordados nessa mesa que possui a justiça criminal como fio condutor, e também segregador.

Participantes:

-Maria Clara D’Ávila é advogada e pesquisadora do Programa Justiça Sem Muros do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC.) Já atuou na área de violência de gênero, prevenção e combate à tortura, criminologia e justiça criminal. Atualmente está trabalhando na pesquisa MulhereSemPrisão, investigando o funcionamento das audiências de custódia em relação às questões de gênero.

-Desiree Mendes tem 40 anos, é microempreendedora individual, arte terapeuta em programa socioassistencial na região central de São Paulo (Cracolândia) voltado ao atendimento de dependentes químicos. Atual chefe de confeitaria no Bistrô Cereja Flor.

-Kenarik Boujikian é desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, cofundadora e expresidenta da Associação Juizes para a Democracia, membro do Grupo de Estudos e Trabalho Mulheres Encarceradas, especialista em direitos humanos pela Escola Superior da PGE/SP, feminista e militante de direitos humanos.

-Anfitriãs: Mulheres Possíveis é um projeto artístico multidisciplinar desenvolvido entre as artistas Beatriz Cruz, Leticia Olivares, Sandra Ximenez e Vânia Medeiros em colaboração com mulheres em situação de cárcere na Penitenciária Feminina da Capital (PFC). As proposições se dão em diversas linguagens e o corpo é sempre o centro da experiência. O projeto se compõe de ações internas à PFC e ações públicas. Foram realizadas até o momento três ações públicas e quatro módulos internos.

Local: Praça (Térreo)

(Fotos: Ana Luiza Voltolini Uwai, Luciana Diniz e arquivo pessoal)

Ações para a Cidadania

ConverSarau 3 - Encarceramento Feminino e Gênero no Sistema de Justiça L

Essa atividade aconteceu em 08/08/2018 no Sesc 24 de Maio.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo