Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Encarceramento em Massa é Justiça? - Projeto da área socioeducativa saiba mais

cv42

O perfil é sempre o mesmo em todas as pesquisas: negros e negras, pobres e jovens. O sistema penal seleciona uma população bem específica da sociedade, e esse ConverSarau se propõe a questionar e debater o porquê da justiça criminal atingir principalmente a população negra e como essa trajetória histórica é perpetuada no Brasil desde a abolição da escravatura.

Participantes:

-Dina Alves é coordenadora do Departamento de Justiça e Segurança Pública/IBCCRIM. Advogada, atriz, feminista negra abolicionista, pesquisadora na àrea de gênero, raça e classe. Doutoranda em ciências sociais pela PUCSP. Autora da pesquisa: Rés negras, juízes brancos: uma análise interseccional de raça, classe e gênero na distribuição da justiça criminal em uma penitenciária feminina de São Paulo. Membra do Coletivo Autônomo de mulheres pretas de São Paulo - Adelinas.

-Sheila de Carvalho é advogada e militante de direitos humanos. Representante da sociedade civil no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura. Constrói o Movimento Nós. Atua no terceiro setor em temas relacionados a direitos humanos, justiça criminal, sistema prisional e seletividade penal.

-Claudia Patrícia de Luna é é advogada atuante na defesa e garantia dos direitos das mulheres em situação de violências desde 1997. Membro da Rede Feminista de Juristas (DeFEMde), é pós-graduada em direitos difusos e coletivos pela Escola Superior do Ministério Público do Estado de São Paulo, pós-graduada em direito previdenciário e em direito acidentário. Integrou a Executiva da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional São Paulo (biênio 2001/2003) e o Conselho Estadual da Condição Feminina de SP, na qualidade de conselheira.

-Anfitrião: Luz Ribeiro, 30 anos, nascida no verão de São Paulo, é campeã do “Slam BR” (2016) e semi-finalista da “Coupe du Monde de Slam de Poésie” (FRA-2017). É autora dos livros “Eterno Contínuo” (2013), “Espanca” e “Estanca” (2017)

Local: Praça (Térreo)

(Fotos: Emanuel Bento, Nickolas Carvalho, Luciana Borges e Jessyca Alves)

Ações para a Cidadania

ConverSarau 4 - Racismo e o Sistema de Justiça L

Essa atividade aconteceu em 15/08/2018 no Sesc 24 de Maio.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo