Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Encarceramento em Massa é Justiça? - Projeto da área socioeducativa saiba mais

cv5full

De acordo com o último Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), mais de 60% dos estrangeiros presos no Brasil estão em unidades prisionais do Estado de São Paulo. Este ConverSarau propõe como debate conversar sobre quem são essas pessoas e por que elas estão presas, e quais são as medidas necessárias para garantir os direitos das pessoas migrantes em conflito com a lei.

Participantes:

-Agnes Dolly Ngcama é da África do Sul, ministra aulas de inglês para estudantes particulares, ensinando também sobre cultura africana. Gosta de aprender sobre cultura brasileira e atualmente vive em São Paulo.

-Nulvia Vanessa Pacheco Paez é venezuelana, sentenciada por tráfico em 2015, profissional da estética, mulher, mãe, lutadora e trabalhadora em busca de novas oportunidades para demonstrar que muitas mulheres no sistema penitenciário foram enganadas e manipuladas e como é possível orientações de modo a evitar tais encaminhamentos.

-Natália Padovani é antropóloga, pesquisadora do Núcleo de Estudos de Gênero Pagu, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), linha de pesquisa migrações, mobilidades territoriais e transnacionalidade. Tem trabalhado com fluxos transnacionais relacionados ao mercado de drogas, egressas/os "estrangeiras/os" e imigrantes egressos dos sistemas prisionais de São Paulo e da Catalunha. Autora da tese "Sobre Casos e Casamentos: Afetos e amores através de penitenciárias femininas em São Paulo e Barcelona”.

-Anfitriã: Cátia Kim é advogada graduada pela PUC-SP, tendo trabalhado com temas de direitos humanos, ativismo LGBTQIA e feminista. Atualmente é integrante do Projeto Migrantes Egressas do Instituto Terra, Trabalho e Cidadania (ITTC).

Local: Praça (Térreo)

(Fotos: Jennifer Glass, Douglas Gonçalves, Ana Luisa Voltolini Uwai)

Ações para a Cidadania

ConverSarau 5 - Estrangeira/os Presa/os no Brasil L

Essa atividade aconteceu em 29/08/2018 no Sesc 24 de Maio.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo