Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Sawé - Projeto de pesquisa e intercâmbio de saberes, que tem como foco o papel das lideranças políticas indígenas no Brasil saiba mais

sawe

A defesa dos territórios originários, aqueles em que cada povo identifica os elementos materiais e simbólicos de uma terra onde podem viver em conformidade com as suas tradições, é o ponto de partida das mobilizações políticas do movimento indígena. Este processo se concretiza nos diversos movimentos de retomada e autodemarcação dos territórios indígenas  atualmente em curso no Brasil.
Esta roda de conversa terá como objetivo expor e analisar estes contextos, esclarecer os vínculos existentes entre os enfrentamentos que ocorrem no âmbito local, regional e nacional e divulgar os objetivos do movimento indígena, que tem como eixo a luta pela garantia do direito constitucional que  reconhece aos povos indígenas a sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam.

Convidados
Eunice Antunes Kerexu Yxapyry (SC): Liderança Guarani Mbya da Terra Indígena do Morro dos Cavalos, em Palhoça. Articuladora da Comissão Guarani Yvyrupa, e fundadora do centro de Formação Tataendy Rupa. Formada no curso bilíngue Kuaa Mbo'e conhecer-ensinar, e graduada no curso de Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica, com ênfase em Gestão Ambiental na UFSC. Atua nos planos de gestão territorial e ambiental em Morro dos Cavalos e no parque estadual da Serra do Tabuleiro. É candidata para deputada federal por Santa Catarina.

Kretã Kaingang (PR): Liderança Kaingang, atualmente integra a coordenação geral da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). Foi coordenador político da ARPINSUL/Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul, e conselheiro indígena junto ao Conselho Nacional de Políticas Culturais (CNPC) do MinC entre 2013 a 2015. É um dos principais articuladores do movimento indígena em escala nacional.

Mediação: curadoria do Projeto Sawé, formada por Sandra Benites, Naiara Tukano, Maurício Fonseca, Pablo Lafuente e equipe Sesc.

Identidade visual desenvolvida pelo designer Denilson Baniwa.

Leia mais sobre o projeto Sawé na EONLINE

Local: Área de Convivência.

 

saiba mais

Ações para a Cidadania

Estratégias Indígenas em defesa dos Territórios Originários 1ª Roda de Conversa L

Essa atividade aconteceu em 29/09/2018 no Sesc Ipiranga.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo