Sesc SP

Esta atividade faz parte da

Ocupação Museu do Ipiranga - Ações performáticas e rodas de conversa ocupam o interior do Museu do Ipiranga saiba mais

Teatro - Servical - Foto Bruno Coqueiro

No solo a atriz convida negros e negras presentes a contarem suas histórias de trabalho, mesclando depoimentos que ela colheu durante a performance "A Babá Quer Passear". O trabalho provoca uma discussão entre duas realidades muito distintas: ser um trabalhador negro e ser um trabalhador branco no Brasil.

Ficha Técnica
Direção e Atuação - Ana Flavia Cavalcanti
Produção - Julia Zakia e Ana Flavia Cavalcanti
Preparação Vocal - Zé Azul
Preparação Corporal - Gal Martins
Colaboradores - Zé Azul e Victor Albuquerque
Iluminação -Julia Zakia
Fotos divulgação - Bruno Coqueiro

Convidadas:

Dia 22/09
Lora (Edmar Imaculada Matoso)
Carroceira, morou com a família na Favela do Moinho, até 2011, quando um grande incêndio destruiu um terço das casas da favela – incluindo a de Lora –deixando cerca de 1.800 pessoas desabrigadas. Em janeiro de 2012, ela assinou um termo de compromisso com a prefeitura para receber o auxílio aluguel e buscar outra casa até que a habitação definitiva oferecida pela administração municipal na Vila dos Remédios ficasse pronta. Com o valor recebido (R$ 300 por mês à época, R$ 400 atualmente), Lora saiu do centro e alugou uma casa para a família em Guaianases, no extremo leste de São Paulo. Ela ainda mantém a casa e paga o aluguel com o auxílio, mas está em débito com a proprietária devido aos atrasos da prefeitura. Ir para a rua foi a forma encontrada por Lora para reaver o que lhe é devido e pagar o que deve para continuar morando na casa alugada enquanto seu apartamento definitivo não sai.

Dia 29/09
Heloísa Dias
Liderança Quilombola no Vale do Ribeira, do Quilombo São Pedro, acompanhou desde criança a luta e o engajamento da família pelos direitos dos povos quilombolas. Herdou da avó, acompanhou a mãe e hoje é referência para os filhos e irmãs mais novas no engajamento pela luta de seu território, pela manutenção das roças de quilombo e pelo direito das mulheres.

Dia 06/10
Juliana Souza
Advogada, formada pela PUC/SP, mulher negra, militante na luta antirracista, coordenadora do Curso Popular de Formação de Defensores Públicos e membra do Coletivo Independente de Advogadas e Advogados negros. Primeira membra de sua família a concluir o ensino superior. Atualmente é advogada no Instituto Alana, com atuação ligada à área de desenvolvimento local e urbano, numa perspectiva de Direito à Cidade, na Zona Leste de São Paulo.

Dia 13/10
Maria Lúcia da Silva
Psicóloga e psicoterapeuta do Instituto AMMA Psique e Negritude, afasta-se da prática de teorização da temática racial e estimula os/as participantes a pensarem em suas experiências relacionadas à discriminação.

Dia 20/10
Preta Rara
Ex-doméstica, rapper, turbanista, professora de história, modelo Plus Size e influenciadora digital.

Dia 27/10
Cléa Maria da Silva Ferreira
Doutoranda em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestre, também em educação, pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora da Formação de Professores no contexto da Educação para as Relações Etnicorraciais. Atua também com pesquisa, diagnóstico, desenvolvimento, implementação e avaliação de políticas públicas. Entre as instituições que desenvolveu projetos e consultorias, destacam-se: Ministério da Educação (MEC), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

Local: Museu do Ipiranga

Retirada de ingressos 1 hora antes na bilheteria da unidade.

22 e 29/9 e 6/10 - Salão Nobre, segundo andar.

13, 20 e 27/10 - Saguão do Museu, térreo.

Informamos que nas sessões que acontecem no salão nobre não é possível o acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Foto: Bruno Cordeiro

Leia mais sobre o projeto em matéria da EONLINE
 

Teatro

Serviçal Com Ana Flávia Cavalcanti 12

Essa atividade aconteceu de 22/09/2018 a 27/10/2018
no Sesc Ipiranga.

Mas nossa programação não para!
Quer fazer uma nova busca?
Clique em Programação e fique por dentro de tudo o que está acontecendo nas Unidades do Sesc em São Paulo